O jornalista e escritor Claudir dos Santos lança sua terceira obra, a biografia “Assim surgiu a cidade verde”, que traz a trajetória do ex-prefeito de Três Coroas Alexandre Behs. O evento de lançamento acontece no Centro de Cultura de Três Coroas, no dia 25 de setembro (quinta-feira), às 19h30. A entrada ao evento é gratuita, mas serão arrecadados alimentos para a Fundação Hospitalar Dr Oswaldo Diesel (arroz e leite).
“Além de uma biografia, a obra é um mergulho na história do município. O livro percorre desde os tempos em que o trem era o principal meio de acesso à cidade, passando pela emancipação política, a industrialização calçadista, os anos de glória do Esporte Clube Mundo Novo, até chegar à marcante gestão de Behs à frente da prefeitura”, revela Claudir dos Santos.
Alexandre Behs assumiu como prefeito em 1983, com a missão da reconstrução da cidade após a grande enchente de 1982. De acordo com o autor, este foi um período de grandes realizações, que consolidou a identidade cultural de Três Coroas, quando passou a ser chamada de “Cidade Verde”.

A noite de autógrafos contará com uma programação especial. A abertura será com a exibição do curta-metragem “Nas Águas do Rio Que Corre Ligeiro”, inspirado na primeira obra do autor. Em seguida, o público poderá participar de um bate-papo com o escritor Claudir dos Santos e o biografado Alexandre Behs, que irão compartilhar histórias do livro, da cidade, e do processo de pesquisa e escrita.
Claudir dos Santos consolida sua carreira na literatura regional. Em 2020, estreou com “No Rio Que Corre Ligeiro”, narrativa sobre o desenvolvimento da canoagem na cidade. Em 2021, lançou “Remando nas Oportunidades”, a biografia do atleta olímpico Cássio Petry. À frente da Editora Fazendo (P)Arte, também tem lançado outros autores, contribuindo para a produção literária da região.
O projeto é realizado pela Fazendo Parte Produtora, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio de Cativa Imóveis.