Ao longo do primeiro semestre de 2025, o projeto Paranhanas – Narrativas Femininas do Vale reuniu mulheres em oficinas de escrita criativa e se prepara para a sua etapa final com o lançamento do livro que reúne 18 autoras do Vale do Paranhana. O evento acontece no próximo sábado (16), às 15h, na sede da AABB de Três Coroas, e será marcado por uma tarde de escuta, partilha e celebração com a presença das autoras e apoiadoras do projeto.
O livro é resultado de um ciclo de oficinas realizado entre março e abril no Museu Armindo Lauffer, em Três Coroas, com participação de mulheres de diferentes cidades do Vale. As atividades foram conduzidas por Caroline Luiza Willig, jornalista, educadora popular e produtora cultural, e Marília Bernardes Petry, escritora e permacultora, que criaram um espaço acolhedor para o exercício da escuta, da escrita e do reconhecimento das histórias e memórias femininas.
Ao todo, 18 mulheres assinam os textos publicados no livro, que incluem crônicas, contos, histórias reais e poesias. Essas produções entrelaçam vivências, afetos, ancestralidades e cotidianos, criando um retrato sensível e potente do território. A publicação afirma a escrita de si como ferramenta de cuidado, emancipação e (r)existência, em um contexto marcado por históricos silenciamentos dos corpos-territórios feminilizados.
“Este livro é uma travessia coletiva. É o testemunho de mulheres que ousaram escrever suas próprias histórias ou criar outras narrativas diante das realidades circundantes, algumas pela primeira vez, outras como um retorno a si. É também um convite para que mais mulheres possam se narrar e se reconhecer através da palavra”, destacam as organizadoras do projeto, Caroline Luiza Willig e Marília Bernardes Petry. O lançamento é gratuito e aberto ao público.
São autoras do livro: Ana Maria Spieker da Silva, Angela Maria Jacobus, Angélica Gambatto, Anna Terra Libardi, Bianca Kaini Lazzaretti, Daniela Pereira Schell, Gizeli Stanke, Kelly Schuck Brandão, Laura Cristina Willig, Lorisete Maria de Leão, Manuela Crippa da Rosa, Maria Luiza da Costa, Marisa Barth, Marli Salete Willig, Nilza Aparecida Marques Monteiro Raymundo e Taciana Libardi. A equipe editorial tem, além de Carol e Marília como autorias e na curadoria, ilustrações e diagramação de Marina Cougo.

Sobre o livro: O livro Paranhanas: Narrativas Femininas do Vale reúne os textos de 18 autoras do Vale do Paranhana, produzidos durante oficinas de escrita criativa realizadas pelo projeto homônimo. A obra será vendida por R$ 30,00 diretamente pelas autoras no dia do lançamento. Além da venda durante o evento, exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente para as bibliotecas das escolas públicas de Três Coroas, como forma de valorizar a produção literária local e inspirar novas gerações de leitoras e escritoras.
O projeto Paranhanas – Narrativas Femininas do Vale é viabilizado através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Art. 5º da Lei nº 14.399/2022 –, por meio do Edital de Chamamento Público nº 09/2024 do município de Três Coroas, em realização com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.