Um final de semana dedicado às artes cênicas e suas peculiaridades está sendo preparado em Três Coroas. No próximo final de semana, dias 02 e 03 de agosto, o Centro Municipal de Cultura recebe o 1º Festival Aquiagora de Artes da Cena. Com uma programação gratuita e aberta ao público, o evento é organizado pelo Grupo de Teatro Aquiagora e contará com oficinas, espetáculos de dança e peças teatrais.
Este evento cultural tem financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas. Ele surgiu porque o Grupo de Teatro Aquiagora, durante o ano de 2024 e 2025, cresceu muito em termos de circulação com espetáculos e também em pessoas, que foram se agregando ao grupo no decorrer das oficinas de teatro – algumas também realizadas através de incentivos federais de editais.
Conforme Thiago Tomazini, ator e diretor do grupo e um dos organizadores do evento, o objetivo é celebrar as artes cênicas. “A ideia é celebrar as artes cênicas do município, por isso chamamos a Carine Setti (representando o grupo teatral In Love) e a Mônica Branquier (representando o grupo de dança Kairos) para compor a programação junto com a gente. Elas são artistas da cena que estão em atividade em Três Coroas. Acho isso muito importante, porque não são apenas atrações e espetáculos da cena, mas também um dia de formação e oficinas para artistas da cena ampliarem seus conhecimentos e para iniciantes experimentarem também”, comenta.
Programação diferenciada
No sábado (2), duas oficinas gratuitas (sem necessidade de inscrição prévia) objetivam o aperfeiçoamento das artes. Às 14h, a atriz e professora de teatro Carine Setti, ministrará a oficina “Despertar em Atos”, um convite para explorar o teatro de forma sensível e acessível. Às 19h, a coreógrafa Mônica Branquier realiza a “Contraponto”, oficina de dança voltada à expressão corporal e ao movimento consciente.
No domingo (3), o festival apresentará três espetáculos no palco do Centro de Cultura – todos gratuitos. Às 11h, o Kairos Centro de Dança sobe ao palco com “Fragmentos: um olhar de quem dança”. Às 15h, a peça infantojuvenil “Tá Chovendo Lá Fora”, do Grupo Aquiagora, retorna para a sua cidade. Depois de passar por diferentes festivais e ser premiada como Melhor Espetáculo Infantil no Festival de Sapiranga (2024), ela será mais uma vez apresentada à comunidade.
Para encerrar a programação, às 19h, o grupo apresenta “Estação”, espetáculo adulto que é resultado da primeira oficina de criação e montagem do Aquiagora. Com uma dramaturgia coletiva, inclui textos, adaptações e músicas de autores como Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade, Cartola, Cecília Meireles, Ítalo Calvino, Júlio Secchin, Francisco El Hombre e Martim Bernardes Pereira. A direção é de Marcelo Manique e Thiago Tomazini, com trilha sonora original de Guilhermo Gil e Bianca Lazzaretti.