No último domingo (20), foram apresentados os trajes oficiais de três representantes da corte da 36ª Oktoberfest de Igrejinha: a Seniorin, o Bubchen e a Mädchen. Durante o evento Dankenfest, realizando no Parque da Oktoberfest, as vestimentas que acompanharão o trio na divulgação e nesta edição do evento foram apresentadas ao público local.
A Seniorin Vera Regina Flesch, representante da terceira idade da corte, apresentou um traje desenvolvido por Sonia Kaefer, da Sonia Moden Haus. “O traje foi inspirado na nossa ligação à cultura e ao folclore da tradição alemã. Juntamente com a esposa do presidente, Alana Jost, foi pensado para compor e ornar com os trajes da edição deste ano”, relatou Sonia. Ela ainda explicou que o traje se baseia na alegria Oktoberfest de Igrejinha e nos coloridos jardins da cidade, revelando bordados florais, rendas delicadas, pérolas e pedrarias.
Confeccionado em tafetá de seda e crepe nobre, o vestido da Seniorin é na cor verde e conta com detalhes de bordados e passamanarias. A blusa de manga longa em crepe traz nervuras, rendas e botões perolados com detalhes dourados. Enquanto isso, a opção em manga curta é em crepe Georgette, rendas e delicadas pérolas. O avental em renda nobre apresenta detalhes rebordados em fitas de seda e pedrarias.


A estilista reforça que a Seniorin tem um papel fundamental na festa, já que leva o nome da Oktober a várias cidades e eventos, tendo a missão de trazer a terceira idade ao evento. “Assinar um traje com tanta representatividade é um sentimento de pertencimento, sou parte desta linda história desde a primeira edição e, a cada ano, me atualizo e pesquiso para poder entregar com excelência o que me foi proposto”, destaca Sonia.
Trajes do Bubchen e Mädchen unem tradição, cultura e fantasia
Os trajes dos representantes infantis da 36ª Oktoberfest também foram revelados no último final de semana. Assinados por Bruna de Leão, da Die Liebe Trajes Típicos, e planejados em parceria com Alana Jost, eles buscam transmitir uma combinação de tradição, encantamento e identidade cultural, mantendo viva a cultura e criando memórias. “O Bubchen e a Mädchen têm um papel essencial na preservação da cultura e no futuro da Oktoberfest, pois são eles que dão continuidade às tradições com leveza, encanto e autenticidade”, pontuou Bruna.
Neste ano, as roupas das crianças têm cores que remetem aos vestidos das soberanas, buscando criar uma harmonia na corte. “O verde foi escolhido como cor de esperança e os trajes seguem referências bem tradicionais, como bordados na bermuda do menino, saia de pregas para a menina, metais dourados que se completam e detalhes manuais”, exemplificou Bruna. Com foco no conforto, os modelos foram planejados para que as crianças possam brincar, dançar e se encantar na festa.


O Bubchen Bernardo Engelmann Arnold apresentou uma bermuda em suede, tecido que se assemelha ao aspecto do couro, com bordados de flores edelweiss e arabescos dourados. O colete em veludo cotele combina com o vestido da Mädchen, enquanto a camisa de botões é em tricoline de algodão.
Já a Mädchen Valentina Holanda da Costa recebeu um traje composto por uma blusa em broderi com detalhes em borboletas e flores 3D, vestido em veludo cotele e tricoline de algodão xadrez combinando com a camisa. O avental em renda dourada delicada traz pequenos paetês, enquanto o vestido conta com anágua e saia de armação para ficar mais rodado e confortável. Além disso, o decote apresenta detalhes manuais, chamado froschgoscherl, tradicional nos dirndls e feito exclusivamente para esse traje.
“Me sinto feliz, honrada e emocionada por vestir crianças que são símbolos vivos da tradição e cultura. É uma mistura de orgulho, respeito e gratidão por transformar tecido em identidade, costura em memória e moda em celebração. Meu trabalho como estilista de trajes é manter vivo algo que sou apaixonada e que pertence a nós”, compartilhou Bruna.