Festival Estudantil de Esquetes Teatrais estimula criatividade, autonomia e protagonismo em Rolante

A Capital Nacional da Cuca e Terra Natal do Teixeirinha bem que pode ser reconhecida também pelo seu trabalho de fomento e estímulo ao teatro. Depois de receber artistas de diferentes municípios gaúchos e estados brasileiros para participar do Festivale (Festival de Teatro do Vale do Paranhana, realizado de 30 de junho a 06 de julho), Rolante seguiu respirando arte com o XXII Festival Estudantil de Esquetes Teatrais. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com apoio do Departamento de Cultura, o evento levou ao palco alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cermae entre os dias 08 e 11 de junho.

A atividade, realizada na Sociedade Carlos Gomes, aproveita toda a estrutura profissional de palco, luz e som, montada para o evento principal. Com isso, é oportunizado aos estudantes uma vivência artística completa, deixando a condição de espectadores para serem os protagonistas da cena.

Compromisso com a cultura

De acordo com a administração municipal, o evento reafirma o compromisso que esta tem “com a valorização da cultura e da educação, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos por meio da criatividade, da expressão e do trabalho em equipe”. Mais de 20 escolas participaram da programação, refletindo a tradição que o teatro estudantil já possui no município. Ao longo da semana, os alunos foram protagonistas no palco, criando, produzindo e encenando esquetes que exploram temas diversos e reforçam o trabalho em equipe, a expressão corporal e o desenvolvimento da criatividade.

Nos bastidores, a mobilização envolve mais de 30 pessoas, entre organizadores, equipe técnica e educadores. Desde março, o planejamento é intenso para garantir que cada detalhe seja cuidado com atenção, desde o figurino até a sonoplastia. O que se viu em todos os dias, foi uma evolução significativa, confirmando o empenho que cada escola e grupo de alunos tem em se superar e oferecer um espetáculo ao público.

Ajuda de custo prevista em Lei

Os alunos dão um show no palco e, para que eles possam fazer isso, é necessário contar com itens como cenário e figurino. Em 2025, as escolas participantes passaram a contar com uma ajuda de custo de R$ 1.000,00. Através de uma iniciativa da secretaria de Educação, um Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores, apreciado e aprovado e, logo após, sendo sancionado pelo prefeito Alceu Trevizani da Rosa.

“Dessa forma, cada escola consegue ter mais autonomia na compra dos itens que vai necessitar para o seu espetáculo. Assim, o resultado fica muito melhor. Claro que, por se tratar de verba pública, é necessária a prestação de contas realizada em colaboração com a Associação de Pais e Mestres, e apresentando à supervisão administrativa da Secretaria Municipal da Educação”, explica a secretária de Educação de Rolante, Nara Voltz. A Lei Nº 5.155 prevê ainda repasses para a participação no Desfile Cívico de 07 de setembro e na Feira de Descobertas.

Reconhecimento aos destaques

Além de encantar os espectadores, os estudantes que sobem ao palco buscam surpreender também o júri, que este ano foi formado por Angela Reinheimer, Eraldo Juninho e Rodrigo Azevedo. Na manhã da sexta-feira (11), encerrando o evento, aconteceu a cerimônia de premiação que reconheceu os destaques individuais e coletivos das apresentações, evidenciando a arte como uma valiosa ferramenta pedagógica. “Encerramos mais uma edição do Festival com muita alegria e certos de que a arte precisa estar em sala de aula”, valia a secretária Nara.

Deixe um comentário