Entre os dias 10 e 12 de julho, a cidade de Guaporé foi palco da escolha da nova Corte das Soberanas do Turismo RS 2025. A atividade, tradicional no segmento, reuniu candidatas de diferentes regiões e reforçou a valorização da cultura, da diversidade e do potencial turístico do Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) foi patrocinadora do evento.
Representando a região Uva e Vinho, a Vitória Eduarda Grando foi eleita Rainha do Turismo RS. A nova corte estadual é completada por Jennifer Lopes, do Litoral Norte, eleita 1ª princesa, e Eduarda Dahm, representante do Vale do Taquari, como 2ª princesa. As soberanas agora assumem o compromisso de representar o Estado em eventos e ações de promoção turística, levando consigo as tradições e belezas de suas regiões.

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, participou do evento acompanhado por integrantes da equipe técnica da Setur-RS. Para ele, a cerimônia tem um papel fundamental na valorização do turismo como vetor de desenvolvimento. “As soberanas se tornam embaixadoras das nossas riquezas culturais, naturais e afetivas. São vozes que representam o orgulho de ser gaúcho e o desejo de acolher bem quem nos visita”, destacou.
O Vale do Paranhana foi representado por Samanta Siqueira, moradora de Igrejinha. Pelas redes sociais, ela agradeceu a torcida e a quem a acompanhou e celebrou a oportunidade. “Foi incrível viver essa experiência em Guaporé, aprendendo muito com várias mulheres lindas. Tivemos a escolha de uma corte linda que vai representar o nosso Rio Grande do Sul. Eu só tenho gratidão por tudo o que vivi nesse concurso, nessa história que começou no ano passado e tenho muito orgulho de ter representado a minha região, o Vale do Paranhana”, disse.
Além do caráter simbólico e tradicional, a escolha da Corte das Soberanas do Turismo fortalece a presença regional da pasta e incentiva o engajamento de municípios e comunidades na promoção de seus atrativos. A proposta é que as eleitas contribuam na construção de um Estado cada vez mais atrativo e integrado ao cenário turístico nacional.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em fomentar o turismo como política pública contínua e estratégica. Ao destacar a força de diferentes territórios por meio da atuação das soberanas, a Setur busca impulsionar o sentimento de pertencimento e promover o Rio Grande do Sul como destino plural, acolhedor e cheio de experiências.