Na manhã da última quinta-feira (10), aconteceu uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), com a presença dos prefeitos da região. Um dos destaques da pauta foi o avanço do Projeto de Cicloturismo, que será o primeiro a receber recurso Consórcio Público da Região do Paranhana (CONPAR).
O Circuito Integrado de Cicloturismo e Caminhadas Autoguiadas do Vale do Paranhana prevê a conexão dos municípios de Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Taquara, Rolante e Riozinho, em um trajeto de aproximadamente 300 km. O percurso será voltado ao turismo de natureza, unindo atrativos culturais, históricos e paisagísticos com infraestrutura adequada ao público cicloturista.
O projeto contará com R$ 315 mil em investimentos da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, mais uma contrapartida inferior a R$ 30 mil, rateada entre os seis municípios consorciados.
De acordo com o prefeito de Parobé e presidente do CONPAR, Gilberto Gomes, esse é o primeiro grande recurso destinado ao projeto. “Teremos outras oportunidades que vão beneficiar não apenas o turismo, mas também áreas como infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico. Estamos organizados como região e prontos para buscar cada vez mais”, afirmou.
Além de fomentar o turismo regional, o projeto pretende impulsionar a economia local com a geração de empregos e o fortalecimento de pequenos negócios, como pousadas, comércios, guias turísticos, alimentação e venda de produtos locais.