Vem aí mais uma edição do festival Turá em Porto Alegre! Apresentado pelo Banco do Brasil, com realização da T4F e da Maia Entretenimento, o evento volta ao Anfiteatro Pôr do Sol nos dias 25 e 26 de outubro para celebrar a cultura, a pluralidade e a essência brasileira em mais um fim de semana repleto de música, gastronomia e arte.
Essa será a segunda vez em que o projeto será realizado na capital, marcando o reencontro aguardado do festival com o público gaúcho, após quase dois anos de espera. O evento estreou na cidade em novembro de 2023, reunindo mais de 20 mil pessoas em dois dias de muita abertura, cultura, mistura e releitura, os quatro pilares que definem o Turá. O retorno estava previsto para maio de 2024, mas teve que ser adiado por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul naquele mesmo mês.
“Acompanhamos de perto a catástrofe climática e, desde então, estamos ansiosos para retornar à cidade, ressignificando esse reencontro e reunindo as pessoas e os artistas em Porto Alegre para viver grandes momentos de alegria, conexão e celebração”, comenta Francesca Alterio, CEO da T4F. “O Turá vai trazer de volta à nossa capital aquela mistura que deixou saudades em 2023. Nosso reencontro vai ter samba, pop, rap, rock, reggae, blocos de carnaval e DJ sets assinados pelas festas mais legais de Porto Alegre e que se conectam com a essência do festival. Vão ser dois dias de música, encontros, gastronomia, tudo isso no emblemático Anfiteatro Pôr do Sol”, completa Gustavo Sirotsky, diretor da Maia Entretenimento.
Em sua volta à Porto Alegre, o festival contará com mais de 20 atrações, abrigando desde os mais tradicionais aos mais atuais nomes da música brasileira em um line-up 100% nacional. O público poderá curtir Ney Matogrosso com o show Bloco na Rua, se reencontrar com o BaianaSystem depois de sete anos da primeira e única apresentação do grupo na capital gaúcha, conferir de perto o encerramento da turnê que celebra os 50 anos de carreira de Alcione e ver Nando Reis resgatando os grandes hits das suas quatro décadas de estrada, com participação de seu filho Sebastião Reis.
O festival ainda vai ter Mano Brown relembrando sucessos dos Racionais MC’s e da sua carreira solo, Silva entoando canções de amor do seu mais recente álbum Encantado, o alto-astral inconfundível e dançante de Armandinho em seu único show na capital este ano, a Fresno com a turnê Eu Nunca Fui Embora, e todo o groove e swing do trio Os Garotin. Também estão confirmadas a Ultramen, com suas faixas icônicas que fundem black music, reggae, samba rock e rap; a Cachorro Grande, com sua formação clássica em turnê comemorativa de 25 anos; e a Dingo, resgatando hits e apresentando os lançamentos da nova fase da banda.
“A alma do Turá é justamente essa mistura. Em dois dias, a gente tenta representar ao máximo a riqueza da música brasileira. E o legal do festival é isso: você vai ver aquele artista que ama, mas também vai se encantar com algum artista que talvez nunca tenha escutado. Quem vem para o Turá entende que é um espaço de descoberta, troca e conexão com a nossa cultura”, observa Maitê Quartucci, head de shows nacionais da T4F.
Nos intervalos entre os shows, DJs representantes de algumas das festas mais tradicionais de Porto Alegre vão embalar o público. Vai ter Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes, Neue por JP Florence, Tieta por Joelma Terto, Cadê Tereza? por Nanni Rios, BoomRap por Milkshake, Beco por Schutz & Akeem, além de Espartano por Johnny 420 e Cortex por Gilzerax. Para completar, o festival contará com um um resgate do Carnaval, tendo a folia comandada pelos blocos Não Mexe Comigo e Turucutá.

Além das atrações musicais, o evento celebrará a diversidade brasileira com atrações gastronômicas e ativações que serão confirmadas nos próximos meses. O festival contará com comidas típicas de diferentes regiões do país e diversas experiências espalhadas pelo Anfiteatro Pôr do Sol.
Ingressos
As entradas para o evento estão à venda no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência) e na bilheteria oficial (sem taxa de conveniência), que fica no Laboratório da Luz (Rua Regente, 377 – Petrópolis), com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Os ingressos avulsos, para cada um dos dias do festival, custam a partir de R$ 230 (meia-entrada no primeiro lote). Já os passaportes, que dão acesso a ambas as datas, têm preços a partir de R$ 360 (meia-entrada no primeiro lote). Clientes Banco do Brasil Ourocard Visa têm benefícios exclusivos, como 15% de desconto sobre o valor da inteira (limitado a quatro ingressos por titular de cartão), além de poder parcelar o valor em até dez vezes sem juros e ainda receber 10% de cashback se fizerem a carga antecipada no cartão cashless. Demais clientes podem fazer o parcelamento em até seis vezes sem juros.
Em função de calamidade pública, todos os ingressos adquiridos para a edição adiada de 2024 continuam válidos para a edição de 2025, sem necessidade de atualização ou troca. Aqueles que adquiriram o ingresso para um dia específico podem realizar a troca para a outra data, caso queiram, fazendo a solicitação pelo site do festival até o dia 30 de julho. De acordo com a política de ingressos, divulgada desde o anúncio do adiamento do festival, a opção do reembolso foi disponibilizada para todos os clientes entre os dias 27 de julho de 2024 e 6 de agosto de 2024.
Mais sobre o festival
O evento surgiu em 2022 para trazer toda a pluralidade do que é o Brasil e o brasileiro em sua essência, celebrando tudo aquilo que ressoa, conecta e representa o nosso país. A estreia foi no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com apresentações de grandes nomes da música nacional. Com a chegada em Porto Alegre, em 2023, o Turá entrou definitivamente para para o calendário dos principais festivais de música do país, confirmando também depois a expansão para Recife, em 2024.
Em sua primeira edição na capital gaúcha, o festival celebrou a pluralidade brasileira com shows de atrações como Caetano Veloso, Emicida, Baco Exu do Blues, Fresno convida Pitty, Alceu Valença, Duda Beat, Marina Sena e Papas da Língua no Anfiteatro Pôr do Sol. O evento também reuniu outras manifestações que colaboram para a construção da identidade do país, como a gastronomia, em um ambiente de celebração, convívio e afeto.
Em 2025, o Turá Porto Alegre é apresentado pelo Banco do Brasil, tem realização da T4F e correalização da Maia Entretenimento, além de ter Ourocard Visa como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, o apoio de Hering, Schweppes e Mike’s e os parceiros de mídia Imobi, Eletromidia e UOL.
Festival Turá Porto Alegre 2025 – Atrações confirmadas
25.10 (sábado)
- BaianaSystem
- Alcione
- Armandinho
- Fresno
- Os Garotin
- Ultramen
- Neue por JP Florence
- Cortex por Gilzerax
- Tieta por Joelma Terto
- Espartano por Johnny 420
- Bloco Não Mexe Comigo
26.10 (domingo)
- Ney Matogrosso
- Nando Reis
- Silva
- Mano Brown
- Cachorro Grande
- Dingo
- Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes
- Cadê Tereza? por Nanni Rios
- BoomRap por Milkshake
- Beco por Schutz & Akeem
- Bloco Turucutá
*Foto: Bah Creators (edição de 2023)