O projeto Palhaçoterapia, apoiado pela Lei Aldir Blanc em Taquara, realiza intervenções musicais no Hospital Bom Jesus (HBJ), com o objetivo de promover momentos de descontração para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. A última apresentação do grupo ocorreu neste domingo (06), na casa de saúde.
As atividades do grupo acontecem através de plantões de palhaçaria, formato já presente na região desde 2015, com diferentes nomes e instituições. Entre eles, estão os Doutores Coloridos e o Plantão da Alegria no Hospital Bom Pastor, de Igrejinha. A proposta segue uma prática comum em diversos estados do país: levar música, brincadeiras e interação leve ao ambiente hospitalar.

Na versão atual do projeto em Taquara, integram a equipe o Casal das Domingueiras – Dr. Dó Ré Mi (violão) e Dra. Lili Fa Sol Lá Si (gaita) – acompanhados do Dr. Chuvisco (pandeiro). Os artistas realizam intervenções com música ao vivo, versos improvisados e interações com o público hospitalar, assumindo simbolicamente o papel de “especialistas em besteirologia”.
A Palhaçoterapia é uma das iniciativas culturais que receberam apoio por meio do recurso da Lei Aldir Blanc, voltada à valorização e fomento de projetos culturais locais.