Arte, sustentabilidade, alegria e reflexão para toda a família. No próximo domingo (22), às 15 horas, o Centro Cultural Índio Brasileiro Cezar, em Taquara, recebe uma apresentação gratuita da Companhia Mundo Novo de Teatro de Bonecos. A ação faz parte do projeto “Cia Mundo Novo nas Periferias de Taquara”, que é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Taquara.
A Companhia Mundo Novo de Teatro de Bonecos nasceu no interior de Taquara, em um momento de dificuldade da família, ressignificando o momento que estavam vivendo. De acordo com Ana Coronas, integrante da Companhia, seu pai começou a criar bonecos a partir de itens que sua mãe encontrava na rua e trazia pra casa. “Desde o início veio o mote da questão ambiental, que é algo que tem nos nossos espetáculos sempre. É uma consciência de que nem todo resíduo é lixo e que se pode encontrar outros usos para ele. A gente quer transmitir a mensagem de que, por mais difíceis que sejam as coisas que acontecem na nossa vida, que a gente possa ressignificar, transformar e devolver para o mundo de uma forma como a gente gostaria que fosse”, destaca.

Além da apresentação, o público terá acesso a um momento de interação com os bonecos e os materiais recicláveis utilizados na confecção das peças. Durante o evento, também será apresentada uma breve história da companhia. A atividade contará com tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade para pessoas surdas.
Esta apresentação aberta ao público marca o encerramento do projeto, que contou com apresentações, além de oficinas de criação e manipulação de bonecos realizadas no Lar Padilha e na ONG Vida Breve. Nessas atividades, os participantes trabalharam com materiais descartáveis, aprendendo técnicas de construção e manipulação dos bonecos.
*Fotos: Divulgação/Cia Mundo Novo de Teatro de Boneco