Na Feira do Livro, Apae de Igrejinha lança livro “Uma escola mais verde”

No último sábado, durante a 22ª Feira do Livro de Igrejinha foi apresentada à comunidade uma nova e inspiradora obra literária igrejinhense. O livro infantil “Uma Escola Mais Verde” é resultado do mestrado profissional da diretora Silvia Bischoff, diretora da Apae de Igrejinha. Ele nasceu da formação continuada “Fundamentos e Práticas da Ambientalização Curricular, baseada nas Competências Socioemocionais“, realizada em 2022 na Escola de Educação Especial Raio de Luz.

Este é o primeiro livro publicado pela Apae de Igrejinha. Ele reúne histórias criadas a partir de problemáticas socioambientais vivenciadas no cotidiano da escola, com autoria coletiva de seus professores, alunos e usuários dos grupos de convivência. O livro foi produzido a partir de uma perspectiva interativa para com os leitores. Ele vem embalado em papel semente e tem espaço para que o leitor passa interagir. O desejo é que a leitura semear educação ambiental nos currículos das escolas. “Ele foi pensado num contexto de um trabalho de conscientização ambiental, trazendo todas as questões de sustentabilidade e de educação ambiental trabalhadas na escola e na instituição em si. Representa poder semear um pouco disso para todos os espaços e levar as nossas ações. O livro deixa registrada a história e é importante poder deixar esse contexto de possibilidades de mudança um pouquinho desse nosso mundo”, destaca Silvia. Ela registra que pequenas ações relacionadas a sustentabilidade fazem parte do dia a dia da Escola Raio de Luz e da Apae, colocando a pessoa com deficiência como protagonista do processo, o que pode ser conferido no livro.

Além de Silvia, o livro conta com as professoras autoras Aline Santos Reichert, Caroline Saldanha de Quadros, Cassandra Amaral França, Fabiani Brocker Schafer, Indianara Patrícia da Silva Luz, Pamela Mariá Schuch e Tainara Raquel Hencke. A arte da capa é de Cleiton Von Grafen. A impressão do livro foi realizada com recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Igrejinha, que financiou o projeto. Após a apresentação do projeto, houve a entrega de exemplares para as escolas igrejinhenses e sessão de autógrafo com as autoras.

Um comentário

Deixe um comentário