Mentiras sinceras

A mentira não tem mais pernas curtas. Suas passadas estão cada vez mais largas e difíceis de rastrear.

O aprimoramento dos recursos digitais já ganham dimensões um tanto assustadoras, e é só o começo. Mesmo sendo detectáveis, alguns fatos e eventos sem qualquer veracidade precisam de um olhar muito atento e técnico para serem desmascarados.

Diante de um feed nas redes sociais, a maioria dos cidadãos nem percebe a fraude, o engodo, a farsa que se apresenta sorrateiramente como verdade. E lá se vai mais um inocente fisgado para o ralo das ilusões perdidas.

O advento da Inteligência Artificial favorece a expansão dos tentáculos dessas imagens, vídeos, textos, vozes e tudo o mais que sequer conseguimos acompanhar em tempo real. Mas há quem tente e insista em habitar este mundo quase 24 horas por dia.

A confusão mental parece instalada por todos os lados. Atos desconexos, violentos, aterrorizantes, sem nexo, sem propósito, sem explicação tomam conta das atitudes de um número cada vez maior de pessoas. Adultos, crianças e adolescentes permanecem anestesiados diante de telas, em várias situações, e são abduzidos pela mentira.

O que antes era detectado com um simples olhar analítico e desconfiado, o que já bastava para encurtar as pernas daquilo que não “cheirava bem”, agora passa desapercebido e tido como verdade.

E qualquer um pode ser trapaceado a qualquer momento. Cuidado, portanto, ao abrir suas redes sociais. A distração e o encantamento por este mundo espetacular que se descortina em segundos pode ser o pontapé que te derrubará em seguida.

Pelo jeito, muitos tombos virão com tudo o que ainda está por vir. Mas corra e reze para que as pernas da mentira não te alcancem.

Deixe um comentário