Filme sobre Milton Nascimento terá exibição exclusiva e bate-papo na Pousada do Engenho

O documentário que celebra a vida e a obra de Milton Nascimento, o Bituca, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, será exibido em São Francisco de Paula, na programação cultural dos 25 anos da Pousada do Engenho. O filme da diretora Flávia Moraes estreou nos cinemas em março e terá sessão especial no próximo sábado (17), às 18h, no Salão do Engenho, para hóspedes e visitantes. A plateia será recebida com boas-vindas e poderá participar de bate-papo com o co-roteirista, jornalista Marcelo Ferla, e presença online de Flávia Moraes. Também participa do debate o professor de história Flávio Azevedo, estudioso da MPB. A sessão tem apoio do Instituto Clio itinerante.

“Milton Bituca Nascimento” mostra o artista no palco, nos bastidores e na intimidade de sua casa. Ao longo de mais de dois anos, as gravações ocorreram em Lisboa, Veneza, Londres, Los Angeles, Nova York, Ouro Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, durante a bem-sucedida turnê de despedida do músico dos palcos, intitulada A Última Sessão de Música. Com isso, o documentário, um road movie, é um convite para pegar a estrada e se emocionar com o personagem principal.

O alcance global de Bituca e o impacto de suas composições estão em um painel construído por depoimentos de dezenas de artistas como Quincy Jones, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Paul Simon, Spike Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, João Bosco, Mano Brown, Tim Bernardes e integrantes do Clube da Esquina. Conforme Flávia Moraes, o filme busca entender a complexidade simples da obra de Milton Nascimento e o quanto os mistérios que ele carrega provocam reflexão sobre a alma brasileira. Bituca foi produzido por Nascimento Música, Canal Azul e Gullane. Flávia Moraes divide o roteiro com o jornalista Marcelo Ferla e a montagem com Laura Brum. A direção de fotografia é de Pedro Rocha e a narração, de Fernanda Montenegro.

Deixe um comentário