Evento que valoriza culturas negro-brasileiras e indígenas acontece em Canela no final de semana

No próximo final de semana (dias 28, 29 e 30 de março), acontecerá em Canela o “Festival Saíra Encantada de Cultura e Diversidade – Valorização das culturas negro-brasileiras e indígenas na Serra Gaúcha”. Promovido pela Epu’ã Produções Culturais, o evento reforçará a importância de ampliar espaços em todas as esferas sociais para a diversidade cultural, promovendo visibilidade e enfrentando o preconceito com criatividade, representatividade e linguagem acessível.

O festival se destaca por sua programação, que abrange arte, cultura e música, conectando saberes e expressões ancestrais e contemporâneas. Ao longo de três dias de programação, serão realizados encontros plurais, onde as histórias negras e indígenas estarão no centro, conectando pessoas e celebrando a diversidade em todas as suas formas. Em destaque na programação, a artista taquarense Lady Black e a Poeta Jess – que já residiu em Igrejinha. Além delas, artistas como Richard Serraria, Adilson Fontoura, Grupo de Capoeira Liberdade, Bernardo JR, Land, Fernando Xokleng, Marlon Brando realizarão shows gratuitos e abertos ao público. O festival também contará com contações de histórias em escolas no município, que receberão material educativo para auxiliar as professoras no cumprimento da Lei 11.645/2008, lei federal que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar do Brasil. 

Na sexta-feira (28), o artista e músico Richard Serraria fará a contação de história nas escolas Barão do Rio Branco (municipal) e na Carlos Wortmamm (estadual). Ele irá narrar a história da Girafa da Cerquinha, um projeto de contação de histórias infantis, que reconta a fábula da girafa vinda da África para o bairro da Cerquinha, em Pelotas. A contação de história é feita com o tambor sopapo, tocado de maneira continuada envolvendo a criançada numa vivência lúdica. Ele é inspirado na narrativa oral da Mestra Griô Dona Sirley Amaro, reconhecida pelo Ministério da Cultura no Programa Cultura Viva, que faleceu em outubro de 2020. 

Programação

Ainda na sexta-feira (28), acontece a exposição de fotos Olhar de Fuá, da fotógrafa indígena Fuá, e a mostra de curta-metragens, que trarão a religiosidade afro-brasileira e cosmovisões indígenas.

Sábado (29), as atividades iniciam às 9h, na Feirinha de Canela, com oficina de toques de tambor, com Adilson Fontoura. As inscrições são limitadas. Às 13h30min na praça João Corrêa, o Festival Saíra Encantada segue com contação de histórias com Cacique Maurício e Richard Serraria, além da roda de capoeira, com o Grupo de Capoeira Liberdade. Às 16h30min, o Slam tomará conta da praça central com a Mostra “A Rua é Nóis”, com participação dos rappers Bernardo Jr., Land e Lady Black, além do Breakdance de Marlon Brando e graffiti ao vivo.

No domingo (30), a partir das 14h, o ponto de encontro é a Aldeia Indígena Tekoa Kurity, onde será realizada uma trilha cultural e a apresentação do Coral Kurity Mboraí Mbaraete.

Sobre o evento

O Festival Saíra Encantada de Cultura de Diversidade é PRODUZIDO pela Epu’ã Produções Culturais, tem APOIO da Prefeitura Municipal de Canela, Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e Departamento de Cultura de Canela, tem APOIO CULTURAL do Pasteleiro Canela e Chaulet Gastronomia, Araçá Bistrô e Palácio do Kikito, tem APOIO DE MÍDIA da CLUBE 885 e está sendo REALIZADO com recursos da Lei 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, através do edital de chamamento público 03/2024 – Canela

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do @festivalsairaencantada.

Deixe um comentário