A 26ª edição da Kuchenfest de Rolante traz de volta o Palco Paralelo, espaço que coloca artistas da região em destaque. A ação busca valorizar os talentos locais, ao mesmo tempo em que oferece ainda mais música e animação para o público que prestigia a festa mais gostosa da região. Próximo ao local, haverá chopps especiais da D’Buenas, oferecendo uma oportunidade de curtir com a bebida gelada e diferenciada.
Os artistas aprovaram a iniciativa e estão ansiosos para a festa – que acontecerá de 13 a 16 de março, no Parque da Kuchenfest, com ampla e variada programação. O evento marca as comemorações dos 70 anos de Rolante.
Tem banda que tem a sua história diretamente ligada a da festa. A Kuchenfest nasceu em 1997 e a Bad Wolf em 1999. Das 25 edições, os integrantes da banda participaram em todas. Eles acreditam que pelo menos umas 20 vezes já tocaram e, quando não tem show, estão lá prestigiando a festa. “Para nós é sempre uma honra participar dessa festa tão especial para a cidade e região. Sempre que chega próximo do evento, já criamos aquela expectativa de poder participar levando nosso som para a galera”, conta Caetano Vieira, baterista e backing-vocal. Além dele, a Bad Wolff ainda tem Luciano Rosa (guitarra e voz) e Glauco Raimundo (baixo e backing-vocal). Ano passado eles apresentaram um show vibrante, mas curto, de abertura paro Nenhum de Nós. “Esse ano teremos 2 horas para poder explorar sons que são parte da nossa história e que vão agradar tanto o público cativo da Bad Wolf, quanto novos expectadores. Abordamos sempre clássicos do Rock, tanto nacional quanto internacional e, é claro, tocamos também as essenciais canções do nosso rock gaúcho”, destaca.
Para o Grupo Ki Resenha, tocar na Kuchenfest é uma grande honra. “É uma festa que celebra a cultura e as tradições da nossa região e poder fazer parte desse momento com a nossa música é muito especial. Além disso, é uma oportunidade incrível para levar alegria ao público e fortalecer ainda mais a nossa conexão com as pessoas que acompanham o nosso trabalho”, contam. Há oito anos na estrada, a banda surgiu da amizade e da vontade de fazer um som diferente e descontraído. “A gente sempre quis trazer essa pegada de resenha mesmo, de reunir amigos, com diversão e boa música”, lembra. Atualmente o grupo é formado por Tairone Dal Castel (cavaco e vocal), Germano Salim (reco e carrilhão), Ramão Corso (surdo e caixeta), Júlio Pola (banjo e vocal), Thomás Saletti (pandeiro e vocal), Lourenço Colombo (tantã) e Eduardo Raimundo (voz e violão). “O público pode esperar um show animado e descontraído, com aquela energia boa que já é a marca do Ki Resenha! Nosso repertório é sempre uma mistura de clássicos do pagode com sucessos de todos os gêneros transformados em pagode, pra todo mundo cantar junto. Subimos no palco pra nos divertirmos e fazer a galera se sentir parte de uma grande roda de amigos”, destaca.
Quem também está preparando um super show para o evento é a Espaçonautas. “A Kuchenfest é um evento muito legal. Este ano em especial, com dois palcos, ele se torna ainda mais dinâmico. Tocar em casa sempre é especial, com gostinho de ‘quero mais’, pois aqui temos a base do nosso público, amigos e família que nem sempre podem nos acompanhar em outras cidades. Então o sentimento é de empolgação”, conta Josef Ponciano, guitarrista da Espaçonautas. E já adianta o que vão levar ao palco. “O público pode esperar um show forte, contagiante e cheio de energia, preparamos um set list que passa pelos clássicos dos anos 80 e 90 com uma boa pitada de Rock n Roll para o embalo das cucas e do chopp”. A rolantense Espaçonautas tem ainda na sua formação Lilian da Rosa (vocais), Josias Sant’anna (bateria e vocais), Guilherme Hammerschimitt (baixo) e Victor Fishborn (teclado).
O palco principal também terá representatividade da região. Na quinta-feira (13), primeiro dia de festa, tem Joel Porto e Instinto Natural. Na sexta-feira (14), a Banda 10, que é de Igrejinha e já conquistou seu espaço na cena de baile do sul do país promete animar o público. No sábado (15), o sertanejo Ruan Victor é presença confirmada, assim como a banda Patos de Barba.
Confira a programação do Palco Paralelo:
14.03 (sexta-feira)
- 20h – João Edinger
- 21h30 – Banda Mazah
- 23h30 – Banda Espaçonautas
15.03 (sábado)
- 19h – Banda Waltérius
- 20h – Junior Giacometo
- 22h – Grupo Ki Resenha
- 00h – Banda Bad Wolf
16.03 – Domingo
- 15h – Roberson Baron
- 16h – Boteco Só Modão