É de Rolante a nova Soberana do Turismo do Vale do Paranhana. A estudante de Turismo na Universidade Feevale Joana Yasmin Finger Diedrich, de 21 anos, conquistou o título no último domingo (23). Atualmente, ela trabalha na Loja Essencial Moda Básica, em Rolante, e lembra que desde pequena sempre foi muito comunicativa, curiosa e apaixonada por desafios. “O universo dos concursos me encantou justamente por essa possibilidade de crescimento pessoal e impacto positivo na comunidade”. Seu início nos concursos foi com a escolha para Rainha da 24ª e 25ª Kuchenfest, de 2021 a 2024, além de ter sido Garota Revelação RS, em 2023 e, mais recentemente, a representante rolantense no Miss Latina RS, ficando no Top 8 e conquistando o título de Simpatia Latina RS. “O Soberana do Turismo do Vale do Paranhana sempre esteve no meu radar, mas foi no ano passado, quando ingressei na faculdade de Turismo, que senti que ele se encaixava ainda mais na minha trajetória. A diretora de Cultura de Rolante, Joyce Reis, sempre me incentivou muito a participar e, este ano, percebi que era o momento certo para assumir esse desafio”, conta.
A nova soberana ainda indica qual é o seu lugar turístico preferido na região. “Nosso Vale é abençoado por paisagens naturais incríveis, com rios que desenham cenários encantadores, adoro estar em meio a natureza. Mas, sem dúvida, um dos meus lugares favoritos é o Caminho das Pipas, em Boa Esperança, Rolante. Essa localidade italiana tem um significado especial para mim, pois é o berço da minha família e um pedacinho do meu coração sempre estará ali”, indica.

Confira a entrevista exclusiva com a Soberana do Turismo do Vale do Paranhana, Joana Diedrich:
Drops do Cotidiano: Qual é a tua expectativa para o reinado?
Joana: Mais do que um título, esse reinado representa um compromisso com a região e também comigo mesma. Turismo é a área que escolhi para minha vida acadêmica e futura profissão, e ser Soberana do Turismo do Vale do Paranhana é uma oportunidade única de aplicar tudo o que aprendi na Feevale e reforçar o orgulho que tenho pela nossa cultura e história. Quero que esse reinado seja marcado por iniciativas que fortaleçam o turismo local e aproximem as pessoas das nossas riquezas naturais e culturais. Acredito que o turismo vai além de receber visitantes—ele envolve identidade, desenvolvimento e pertencimento. Quero ser uma voz ativa para mostrar que nossa região tem um potencial incrível e merece ser valorizada. Além disso, vejo esse título como um reflexo da minha trajetória e dos valores que carrego. Cada aprendizado, cada incentivo e cada desafio enfrentado me trouxeram até aqui, e estou pronta para representar o Vale com dedicação, autenticidade e paixão pelo que faço.
D: Agora tens a missão de ajudar a fomentar o turismo no Vale do Paranhana. Quais são as tuas metas frente a isso?
J: Meu compromisso é fortalecer o turismo regional através de ações que incentivem a valorização dos nossos atrativos. Quero trabalhar para conectar iniciativas, impulsionando o turismo e promovendo experiências autênticas. Além disso, quero incentivar a população local a enxergar o turismo como uma oportunidade de desenvolvimento econômico e cultural, destacando o impacto positivo que ele pode trazer para nossa comunidade.
D: Como está a tua expectativa para o certame estadual?
J: Estou animada e determinada! Representar o Vale do Paranhana no Soberana do Turismo do Rio Grande do Sul, em abril do próximo ano, é um grande desafio, mas também uma oportunidade única de mostrar o que nossa região tem a oferecer. Quero levar comigo toda a essência do nosso povo, nossas tradições e belezas, com orgulho e dedicação.
Mais um pouco sobre a Soberana do Turismo do Vale do Paranhana, Joana Yasmin Finger Diedrich:
- Um hobby: Jogar vôlei
- Um livro: Rainha Vermelha – Victoria Aveyard
- Uma música: Quase Sem Querer – Legião Urbana
- Uma pessoa que admira: Minha mãe, pela sua força e resiliência
- Um lugar: Boa Esperança – Rolante
- O que não falta no nécessaire: Perfume e rímel
- Dica de beleza infalível: Confiança e boa comunicação! A beleza vai muito além da estética— quando nos sentimos seguras, transmitimos isso para o mundo. Saber se expressar bem, ter autenticidade e se sentir confortável consigo mesma é o que realmente faz alguém brilhar.