Nos dias 22 e 23 de janeiro os gestores de cultura do Vale do Paranhana participaram do Seminário Gestão Cultural: integração Estado e Municípios, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em Porto Alegre. O encontro teve o objetivo de compartilhar informações sobre as políticas públicas da pasta e gerar alinhamento com as administrações municipais. A Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA) esteve representada por Valter Ribeiro, de Igrejinha, Joyce Aline dos Reis, de Rolante, Petra Bloedorn, de Três Coroas e Joelma Fernandes, de Caraá.
Dentre as diversas pautas abordadas, estiveram as pautas de Diversidade cultural e sua transversalidade; Cultura e cidadania; Políticas de Fomento; Indústria Criativa; Desafios das Gestões Municipais de Cultura; A transversalidade do Estado e os Municípios – Planejamento, governança e gestão; e Programas e protocolos para o enfrentamento das crises climáticas. “O evento foi importante neste início das gestões municipais para alinhar as políticas públicas do Estado com os Municípios e qualificar os gestores para os desafios e oportunidades do setor”, declara Joyce, gestora de cultura em Rolante.

Na mesa de abertura, realizada na quarta-feira (22), a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destacou que a Sedac vem sendo muito fortalecida nos últimos anos, com investimentos inéditos por parte do governo do Estado e com o trabalho de uma equipe vocacionada e competente. “Como gestores públicos na área cultural, precisamos sempre lutar pela cultura e cumprir com a nossa missão de garantir as condições para que os talentos de cada cidade gaúcha consigam ganhar a vida fazendo o que amam e possam, assim, levar arte e cultura para todas e todos”. Também integraram a mesa de abertura o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, os presidentes do Conselho Estadual de Cultura, Rubia Frizzo, e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura, Evandro Soares, e a secretária de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Liliana Cardoso.