Podcast do Drops: Conheça o Museu Arqueológico do RS (Marsul) com Antônio Soares

O Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul) está localizado no Vale do Paranhana, mais especificamente, em Taquara, às margens da R$ 020. Fundado em 1966, ele reabriu ao público depois de 16 anos fechado em dezembro de 2024. Seu vasto e diversificado acervo é composto majoritariamente por coleções vindas de pesquisas em sítios pré-coloniais, com datações de até 12 mil anos atrás. São artefatos de grupos caçadores-coletores ancestrais dos minuanos e charruas, de pescadores-coletores do litoral construtores dos sambaquis, de horticultores do planalto ancestrais dos Kaingang e de grupos agricultores das planícies, ancestrais dos atuais guaranis, dentre outros vestígios arqueológicos de grupos pré-coloniais da América do Sul.

É o Marsul o tema central do Episódio 33 do Podcast do Drops (que pode ser conferido aqui). Quem conta sobre a importância do Marsul, o trabalho realizado, sua história e várias curiosidades sobre pesquisa histórica é o Historiador e arqueólogo que atua como pesquisador no local Antonio Soares. Doutorando e mestre em História pelo PPGH/PUCRS, é especialista em Arqueologia e Patrimônio pelo PPGH/PUCRS e especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul pela FURG e graduado em História pela Faculdade Cenecista de Osório. É analista em Assuntos Culturais na Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e respondeu pela direção do Marsul entre junho de 2016 e janeiro de 2024. Antonio tem experiência nas áreas da História indígena, História colonial, Arqueologia pré-colonial, Arqueologia histórica do Rio Grande do Sul e é membro pesquisador do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul – IHGRGS e sócio efetivo da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB.

Fundado em 1966 e com sede em um edifício modernista de 1970, o Marsul é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). É considerado referência nacional em arqueologia, abrigando um acervo de artefatos que remonta a 12 mil anos.

Sobre o Podcast do Drops

Este projeto foi lançado como um presente para comemorar os cinco anos do site jornalístico Drops do Cotidiano. Ele chega com a mesma essência, valorizando ainda mais as pessoas. No formato de bate-papo, artistas, ativistas culturais e profissionais do segmento terão voz para falar sobre o seu trabalho e o que realizam.

Os episódios do mês de janeiro do Podcast do Drops contam com o apoio cultural de Palomar EstúdioSicredi Caminho das ÁguasTermais Piscinas Campo Bom e Sohne Drum Shop. A captação, edição, mixagem e trilha sonora são feitas pela Varal Produz, a locação é no Sohne Drum Shop e a arte da capa do episódio é assinada por Marat Vágner. A produção do conteúdo e a apresentação são da jornalista cultural Lidiani Lehnen. Toda quarta-feira, tem episódio novo no ar. Confira todas as entrevistas clicando aqui.

Deixe um comentário