Quem são os novos gestores de Cultura e Turismo do Vale do Paranhana? 

O Drops do Cotidiano é um site com foco em cultura, turismo e eventos no Vale do Paranhana. Além de editoras de trabalho, são bandeiras levantadas por entender o potencial que estas áreas têm nos municípios. Iniciando as novas gestões que comandarão as prefeituras de 2025 a 2028, a reportagem entrou em contato com os municípios para conhecer os novos gestores de cultura e turismo. Esta matéria busca apresentá-los à comunidade e, de forma especial, aos profissionais e empreendimentos dessas áreas, aproximando-os. 

Confira como estão organizadas as pastas e quem são os responsáveis nos municípios:

Taquara 

Em Taquara, a cultura está no guarda-chuvas da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que é comandada por Carla Tatiana Moreira do Amaral. O Diretor de Cultura é o jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos Rafael Tourinho Raymundo, de 37 anos. Trabalhou com jornalismo corporativo e produção de conteúdo para mídias digitais, tendo colaborado com diversas organizações regionais e nacionais. Sua trajetória acadêmica contempla fenômenos relacionados a tecnocultura, redes sociais, jornalismo digital e metodologias de pesquisa. Também atuou como mediador e co-organizador de eventos culturais no Vale do Paranhana, além de se envolver em atividades como a escrita e a música. Exerce o cargo de Diretor de Cultura junto à Prefeitura Municipal de Taquara desde janeiro de 2023 e é presidente do Conselho Municipal de Política Cultural.

“Nosso principal objetivo para a próxima gestão é qualificar o trabalho dos agentes culturais taquarenses. Temos projetos incríveis sendo executados com os recursos da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc, que resultam em geração de renda para dezenas de profissionais. Porém, percebemos que ainda podemos evoluir. Por isso, queremos investir mais nessa área, seja com incentivos financeiros, seja com momentos de formação e capacitação. Também pretendemos reforçar parcerias com entidades da sociedade civil para projetos de longo prazo, incluindo a realização de oficinas, mostras artísticas e eventos. Ainda, temos a reinauguração da Casa Vidal prevista para julho de 2025. Ela sediará o Museu e o Arquivo Histórico Municipais, além de contar com salas de estudos e espaços multiuso para exposições e palestras. Assim, deve se tornar referência em memória, patrimônio e cultura regional, fomentando novas pesquisas sobre Taquara e o Vale do Paranhana como um todo”.

Já o Turismo, está na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, que está sob o comando de Pedro Gabriel Silva de Almeida. O professor de 30 anos é formado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, pós-graduado em Gestão pública e de Pessoas, e em Futebol e Futsal, e é Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Faccat. Já trabalhou em escolas do município de Taquara, na AABB Comunidade e no Centro de Defesa e Proteção Lar Padilha. Foi Coordenador de Programas esportivos escolares, Coordenador de Esportes, Diretor de Esportes e atualmente é Diretor de Proteção e Projetos Sociais. Colaborou com a reestruturação e expansão dos atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município de Taquara, ofertando atividades esportivas e lanches para crianças e adolescentes em diferentes bairros da cidade. Em 2023, foi eleito Conselheiro Tutelar do município, cargo do qual se licenciou para assumir o novo desafio. 

“As principais metas da pasta são identificar e potencializar as características particulares que o município possui para, a partir disso, desenvolver um turismo genuíno, respeitando e contando a história de Taquara. Explorando aspectos como o vasto interior, através do Turismo Rural, Turismo de aventura e cicloturismo. Além do Turismo religioso e dos museus situados no município que narram muito da nossa história”, pontua.

Igrejinha

Em Igrejinha, existe a Secretaria de Turismo e Cultura, a qual terá à frente o vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, que já ocupava esta secretaria na gestão anterior. Graduado em Gestão Pública, tem 45 anos e antes de ingressar na vida política, trabalhou no Despachante Cardoso, nos Irmãos Kunst, na Delegacia de Polícia de Igrejinha e empreendeu com produções de áudio, artes cênicas e mensagens ao vivo. Foi vereador e trabalhou na Assembleia Legislativa do estado do RS. Foi Coordenador Administrativo da Fundação Cultural de Igrejinha e Vice Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic Famurs). Desde a infância sempre esteve nas artes cênicas, teatro e dança, a sua principal forma de expressão foi a Associação Cultural Kirchleinburg. 

Ele terá no apoio como coordenador de cultura de Igrejinha, Valter Ribeiro, de 38 anos. Formado em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, tem uma trajetória de atuação no cenário cultural de Igrejinha, sendo sócio-fundador da Associação Lítero-Cultural de Igrejinha e um dos editores da revista digital Paranhana Literário. Atua como revisor de textos acadêmicos e faz revisão e crítica literária de obras literárias. 

“Nosso principal objetivo é fortalecer o Sistema Municipal de Cultura, que valoriza o conselho e através da participação democrática mapeia e financia produção Cultural. Igrejinha já há tempos se destaca pela valorização da Cultura, porém a última eleição evidenciou ainda mais este papel, elegendo vereadores e o vice-prefeito com uma trajetória genuína de atividade cultural, que impulsiona uma cadeia produtiva capaz de gerar emprego e renda”, declara Juliano.

Três Coroas

Em Três Coroas, o prefeito Fabiel Port comandará também a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura. O município tem coordenadores, que assumiram já no início de janeiro, nas duas pastas. A Diretora de Cultura é Petra Bloedorn. Ela tem 38 anos e é formada em administração, tecnóloga em gestão da qualidade e pós-graduada em comportamento humano nas organizações. Sua experiência profissional é na área privada, na  área comercial da indústria calçadista. A sua relação com a cultura em Três Coroas partiu da participação ativa através de prestígio, trabalhos voluntários na sociedade e na organização de eventos na mesma como participante ativa na Associação de Desporto e Cultura de Três Coroas (ADEC) e do Grupo Escoteiro Paranhana. “O principal objetivo da pasta da cultura é fomentar a cultura na comunidade e alavancar o turismo na nossa cidade, através de eventos e programações atrativas”, declara. 

Já a pasta do Turismo tem como Diretor o Bacharel em Turismo, Pós Graduado em Gestão Empresarial e Guia de Turismo, Ruy Kellermann Junior. Ele tem 47 anos e sua vida profissional sempre foi dedicada ao segmento turístico e já foi presidente do Conselho Municipal de Turismo de Três Coroas. Começou a empreender no ramo com 17 anos, quando fez seu primeiro curso na área. Já foi professor coordenador de Curso Técnico em Guia de Turismo no Senac. Atuou na iniciativa privada sempre buscando parcerias com poder público e instituições do setor. Como empreendedor busca proporcionar experiências junto à natureza, através da criação de roteiros e produtos turísticos.

“Primeiramente nosso objetivo é dar seguimento aos projetos já iniciados, como exemplo a Rota Panorâmica. Criar grupos de trabalho junto a comunidade que vem se dedicando ao turismo, buscar parcerias com a iniciativa privada, focando em novos projetos. Auxiliar para que tenhamos um ambiente favorável para também atrair novos empreendimentos para nossa Três Coroas”, declara.

Parobé

Marcelo Pereira é o secretário da recém-criada Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Parobé. Conforme a administração, a criação desta nova pasta reflete o compromisso da gestão em valorizar e fortalecer ainda mais as áreas de cultura, esporte e turismo no município. Ex-vereador de Parobé, traz consigo uma vasta experiência na organização e gestão de grandes eventos municipais. Durante sua trajetória, foi responsável por eventos de destaque como a Festa da Melancia, a Semana Farroupilha, o Festejando Parobé e a Festa do Colono. “Nosso foco é continuar promovendo eventos que celebrem nossa história, fortaleçam os vínculos comunitários e levem Parobé a novos patamares culturais e turísticos”. Ele ressaltou a importância de integrar a comunidade nas atividades propostas, promovendo um ambiente de união e desenvolvimento sustentável”, declara. 

A nova Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo terá como principais objetivos ampliar a programação cultural e esportiva, incentivar o turismo local e proporcionar espaços de lazer para todas as faixas etárias. Com Marcelo à frente da secretaria, espera-se uma gestão dinâmica e inovadora, capaz de implementar projetos que atendam às necessidades e expectativas dos parobeenses.

Riozinho

O prefeito de Riozinho, Ailton Trevisani, comunicou durante o evento de posse, em 1º de janeiro, que não terá secretários nesse início de gestão para estabilizar as contas públicas. Todo o trabalho será coordenado por ele juntamente com o vice-prefeito Adriano Bauer. Serão nomeados sub-secretários, que serão profissionais técnicos em cada área. Os nomes dos responsáveis pela Cultura e Turismo devem ser divulgados em breve.

Rolante

A Capital Nacional da Cuca terá a Secretaria de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia que ficará sob o comando do vice-prefeito Arthur Henrique Klein. Advogado com atuação há mais de 18 anos no Vale do Paranhana é professor universitário, Doutorando, Mestre e Pós-graduado em Direito empresarial pela Unisinos. A diretora do Departamento de Turismo será Laura de Leão, 40 anos, Historiadora e cantora, Doutora em História (UNLP/Argentina) e Doutora em Arquitetura (Universidad de Sevilla/Espanha). Já o Departamento de Cultura estará sob o comando da pedagoga, especialista em gestão e atriz Joyce Aline dos Reis, 47 anos, e de Dionatan Dos Santos, 33 anos, que é empresário há oito anos na cidade.

“Nossa gestão propõe o desenvolvimento dos grandes potenciais socioeconômicos que o nosso município tem a oferecer, tanto nos âmbitos turístico e cultural, quanto nos setores de indústria, comércio e tecnologia. Queremos entrelaçar estes segmentos, inovando na temática de rotas de turismo histórico e natural, além de propulsar o fomento de nossa gastronomia e hotelaria. Estamos cientes dos desafios a serem enfrentados, mas igualmente confiantes de que com o apoio da comunidade rolantense construiremos uma cidade com maior qualidade de vida para todos”, declara Arthur.

Deixe um comentário