Lançamento de filme sobre a canoagem envolve e emociona a comunidade em Três Coroas

Na noite da última quinta-feira (12), o TrescoPark lotado presenciou a tão aguardada estreia do filme “Nas Águas do Rio que Corre Ligeiro“. Baseado no livro homônimo de Claudir dos Santos, que também é o produtor do curta-metragem, a obra homenageia a história da canoagem em Três Coroas e sua contribuição para o desenvolvimento do turismo e os salvamentos durante as enchentes. Também resgata a história da Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca), destacando sua contribuição para a cidade.

O evento começou com uma apresentação musical das crianças do Instituto Santíssima Trindade, que deram as boas-vindas ao público. Os jovens, que tiveram o privilégio de assistir ao curta-metragem em primeira mão em sessão de pré-estreia, deram uma aprovação calorosa à obra, aumentando a expectativa do público. Além de Claudir, outros profissionais envolvidos puderam contar como foi a sua experiência no projeto em um breve bate-papo.

Ainda antes do filme, a noite contou com uma merecida homenagem aos atletas de canoagem, destacando os que representaram a cidade em competições fora de Três Coroas neste ano, também os ex-atletas que fizeram parte do desenvolvimento da canoagem na cidade. Devido à enchente ocorrida em maio, não foram realizadas provas oficiais na cidade neste ano, mas a comunidade se uniu na estreia do filme para reconhecer e valorizar o esforço de todos atletas locais.

O presidente do Legislativo, vereador Dr. Fernando Gomes da Silva Neto, anunciou emendas impositivas no valor de 40 mil reais para a reconstrução da sede da Asteca, que agora será localizada na Praça Affonso Saul, garantindo maior visibilidade para a entidade e a prática esportiva. Já o vice-prefeito eleito, Lauri Ott, em nome da nova administração municipal, manifestou o compromisso de recuperar a pista de canoagem do Parque das Laranjeiras e de valorizar a Asteca e a prática da canoagem, que levam o nome da cidade não apenas pelo Brasil, mas também pelo mundo.

Durante os 15 minutos de duração do curta-metragem, o público se manteve atento na tela, aplaudindo ao final da exibição. Após a sessão, o clima de celebração e confraternização tomou conta do ambiente, com a comunidade unida para comemorar o lançamento do filme, a história da cidade e o envolvimento de todos no projeto que movimentou a cadeia produtiva da cultura local.

A noite seguiu com show da banda The Ice Heads, que abriu a apresentação com a música “Preserve“. A canção original é da banda Ultramen e ganhou uma nova versão pelos músicos três-coroenses para trilha sonora do filme. Durante a execução da música, ainda aconteceu uma coreografia especial das crianças do projeto Extraclasse Aqui Eu Brinco, que também participaram das gravações do filme.

O filme “Nas Águas do Rio que Corre Ligeiro” foi um projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do edital 06/2024 do município de Três Coroas e contou com patrocínio de Canoe Brasil, Raft Adventure Park, Amarte Biocentro, Clínica da Saúde, Cativa Imóveis, Arena TrescoPark, Mendes Veículos.

*Fotos: Joana Thomazoni

Deixe um comentário