Escritor Doralino Souza da Rosa será homenageado no Prêmio AGES Livro do Ano

A Associação Gaúcha de Escritores (AGES) vai prestar uma homenagem ao escritor Doralino Souza da Rosa, editor da revista Paranhana Literário, falecido em 11 de junho deste ano, aos 54 anos. Na cerimônia de entrega do Prêmio AGES 2024, que será no dia 4 de dezembro no Força e Luz, será entregue uma placa especial ao filho do escritor, Doralino Souza Júnior.

Contista, natural de São Francisco de Paula e morador de Igrejinha, Doralino foi associado da AGES e finalista do Prêmio AGES Livro do Ano em duas edições: com “Anjos também usam boné“, em 2014, e “O Cânion de dentro“, em 2016. Autor de diversos livros e editor de outros tantos com a JM2D, como o “O rio que corre ligeiro”, do escritor Claudir dos Santos, ele também era diretor do projeto Paranhana Literário.

O projeto Paranhana Literário foi lançado em 2020, através de uma revista digital com conteúdo que englobava poesias, contos, crônicas, resenhas, entrevistas e outros conteúdos. Em sua segunda edição, em outubro de 2020, os editores, dentre eles Doralino, destacaram no editorial: “A primeira edição deu-nos muitas alegrias; tivemos ótimos feedbacks e um número impressionante de autores novos querendo participar, querendo se mostrar ao mundo, fazendo da literatura uma réstia de esperança na luta contra a falta de bom senso e esperança que assola o Brasil. E isso é tudo o que buscamos: estimular novos autores, oferecer aos leitores grandes experiências através da palavra escrita, propiciar os bons debates e apresentar ao mundo a literatura brasileira. A literatura produzida nos mais distantes rincões do nosso solo e também por quem está longe da terrinha, mas sente falta de ler e escrever na nossa fantástica língua portuguesa”.

A última edição do Paranhana Literário saiu em setembro de 2023, comemorando os três anos da revista.

Em 2023, foi um dos organizadores do 1º Festival Literário do Paranhana, com a participação de mais de 40 autores, editores e ilustradores e a parceria da AGES, presente em duas mesas de debate. Foi um dos idealizadores e fundadores do Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana (CEAP).

Deixe um comentário