Taquarense é a primeira vinícola do Brasil a participar de feira internacional de vinhos naturais

Pela primeira vez uma vinícola brasileira participou da maior feira de produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais de baixa intervenção, a Raw Wine. Localizada em Taquara, a Vinhos da Rua do Urtigão fica nos fundos da casa de Rubem e Valéria Kunz. “Nós estamos aqui com vinhos do mundo todo ao nosso redor. A gente tem uma vinícola japonesa de Hiroshima, do lado direito, canadenses, nas nossas costas, italianos e georgianos. A receptividade dos vinhos está excelente, estamos muito contentes”, avalia Rubem. A edição de Nova Iorque da Raw Wine foi realizada na última semana, dias 11 e 12 de novembro.

A Vinhos da Rua do Urtigão é a única marca brasileira entre as pouco mais de 3 mil listadas no site Raw Wine. Esta é a maior comunidade mundial de produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais de baixa intervenção, com clube de vinhos, loja online e feiras realizadas em oito destinos pelo mundo. Além de Nova Iorque, estão em Londres, Los Angeles, Toronto, Montreal, Tóquio, Copenhagen, Berlim e Paris. Rubem conta sobre a surpresa de alguns visitantes ao descobrirem que no Brasil se produz vinho. “Eles não sabem, eles imaginam e falam sobre o Brasil ser carnaval, praia, verão, calor. Eles nem sabem sobre a nossa região e essa é uma coisa muito legal porque eles se surpreendem que a gente esteja produzindo vinhos e com a qualidade que a gente tem mostrado. Somos os únicos brasileiros nessa feira que existe deste 2011″, explica.

Para participar da comunidade e da feira foi necessário passar uma seleção, confirmando que é um vinho natural, sem intervenção. “Muitos critérios para participar são bem rígidos. Tem muitos pré-requisitos que você precisa preencher e, além do mais, você ainda precisa ser avalizado por três vinhateiros que já fazem parte dessa comunidade”, orgulha-se da conquista. A comunidade conta com 3.170 vinículas vinhateiros naturais. 

A Raw Wine surgiu por iniciativa de Isabelle Legeron (foto com Rubem), francesa que foi a primeira mulher a receber o título de Master of Wine da França. Desde a infância viu os pais e avôs cultivando uvas e as destilando para fazer conhaque, mas com o passar do tempo, migrou para o vinho. Ela fez o caminho clássico de formação até que o vinho natural entrou em sua vida e ela passou a trilhar outro caminho. Ela é considerada a mentora e maior incentivadora de vinhos naturais e sem intervenção.

Deixe um comentário