No dia 18 de novembro (segunda-feira), o Instituto Pró-Cidadania (IPC) promove a roda de conversa “Política de Drogas e Cidadania“. A atividade abre a programação da 3ª edição da Semana da Consciência Negra. O evento acontecerá às 19h30 no auditório 6 da Faccat (Av. Oscar Martins Rangel, 4500, bairro Fogão Gaúcho), em Taquara, e contará com a presença de importantes figuras na área da segurança e direitos, incluindo o Delegado Valeriano Garcia Neto, o advogado Dr. Mateus Pereira e a Comissária de Polícia Débora Prestes. A mediação será feita pelo ativista e secretário do IPC, Cristiano Oliveira.
A discussão abordará os desafios das políticas de drogas no Brasil, com ênfase em seus impactos na cidadania, nas populações periféricas e no combate ao racismo estrutural. A iniciativa busca oferecer uma perspectiva informativa e reflexiva sobre o papel da sociedade e das autoridades na construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. A roda de conversa faz parte do projeto Justiça Racial, parceria do IPC com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Semana da Consciência Negra em Taquara
Com o tema “Ancestralidade viva: raízes fortes para um futuro resiliente“, a 3ª edição da Semana da Consciência Negra ocorrerá de 18 a 23 de novembro, com realização do IPC em parceria com a Lei Paulo Gustavo, o Ministério da Cultura, o Governo Federal, e o apoio da Prefeitura Municipal de Taquara. O evento celebra o Dia da Consciência Negra e oferece debates, roda de capoeira, exibições de filmes e apresentações culturais, com o objetivo de promover a reflexão sobre a luta contra o racismo e valorizar a cultura afro-brasileira. “A Semana da Consciência Negra se consolida como um espaço para fortalecer a cidadania, incentivar a valorização da cultura afro-brasileira e abrir diálogos sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Cristiano Oliveira.
Para participar da roda de conversa, basta se inscrever por meio do link disponível aqui. A atividade emite certificado de participação. Mais informações pelo e-mail contato@pro-cidadania.org ou pelo WhatsApp (51) 98910-5138.
Sobre o Instituto Pró-Cidadania
O Instituto Pró-Cidadania, fundado em 2003 como Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado, em Taquara, Rio Grande do Sul, se transformou em instituto em 2019. Com mais de 20 anos de atuação, o IPC promove inclusão social por meio da cultura, educação, esporte, turismo e lazer. Certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) e reconhecido como Cultura Viva pelo Governo do Rio Grande do Sul, o IPC integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do MinC, através da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli).