Existem coisas na vida que não temos opção, PRECISAMOS fazer! Dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, manter uma rotina de exercícios físicos e… controle financeiro!!
Ou você acha que vai muito longe sem organizar as suas finanças? Administrando uma empresa ou não, ou mesmo sendo “apenas” uma pessoa física, é indispensável que tenhamos pelo menos uma boa noção de tudo o que ganhamos e de tudo o que gastamos.
Um mapa financeiro é primordial seja qual for o objetivo. Precisa economizar? Só monitorando o tamanho dos seus gastos é possível saber onde e como gastar menos. Quer ter uma reserva para investir? Só com uma foto das suas finanças é possível fazer a meta ideal de economia. Quer adquirir um bem? Apenas com disciplina você vai conseguir direcionar o montante necessário para atingir seus sonhos. Quer viajar no final do ano? Comece agora a reservar um percentual da sua renda para isso.
Ou melhor, reservar uma parcela das suas receitas para simplesmente guardar dinheiro ou mesmo para investir é o primeiro passo para uma vida financeira saudável. Antes disso, o mapeamento de tudo o que você gasta e o que ganha é o mínimo para dar andamento neste monitoramento. Só depois disso é que você conseguirá traçar seu plano para ajustar isso: ou ganhar mais ou gastar menos.
Depois de registrar todas as suas ações financeiras, o passo seguinte é estabelecer mínimos e máximos para chegar aos números que você colocou como objetivo. Este orçamento deve ser seguido à risca. Ou seja, a disciplina é inegociável. Evite comprar por impulso, não deixe a sua emoção ficar sempre à frente da sua razão. Aquela roupa mais cara é realmente necessária? Se pensou muito, a resposta é não.
Depois que o controle financeiro estiver enraizado como hábito na sua mente, naturalmente as oportunidades irão surgir. Mas, para isso, você precisará estar preparado. Quem tem o montante para pagamento no ato, geralmente possui mais poder de barganha, e pode negociar muito mais facilmente. Ou, ainda, disponibilizar a sua reserva para empréstimo a alguém: banco (investimento financeiro), governo (Tesouro Direto), empresas (ações).
E, claro, você não precisa abrir mão de todos os prazeres radicalmente. Pode equilibrar razão e emoção tranquilamente. Mas, para evoluir a longo prazo, o saldo precisará ser sempre positivo. Como disse George Clason em O Homem Mais Rico da Babilônia, é melhor uma pequena cautela do que um grande remorso!