CPF NA NOTA??!! (ler com a voz do atendente)
Quantas vezes você já se deparou com esta pergunta nos mercados, lojas e outros estabelecimentos? Mas você sabe para o que é utilizado o seu “CPF na Nota“?
O Nota Fiscal Gaúcha é um programa do governo estadual que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos a informarem o número do CPF no documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los da importância social do tributo.
As empresas também recebem vantagens: incentivo às vendas formais, redução da concorrência desleal e identificação e mapeamento dos seus clientes são algumas delas.
O programa sorteia mensalmente:

Outra grande vantagem ao cidadão é o desconto no IPVA, que se dá proporcionalmente ao número de documentos identificados.
Além disso, há a iniciativa Receita Certa, que distribui prêmios em dinheiro trimestralmente, quando há aumento de arrecadação de ICMS junto ao comércio varejista.
Algumas pessoas possuem receio de que, informando o CPF, a Receita Federal irá monitorar suas compras e suas receitas. Este não é o objetivo. Primeiro porque este Programa é Estadual. “Mas Emerson, você mesmo disse outras vezes que os sistemas estão todos interligados!!” (ler com a sua própria voz). Verdade, mas existem milhares de outras maneiras de a Receita te mapear e esta não é a mais prática. O objetivo é incentivar a emissão do cupom pelos estabelecimentos através da solicitação dos clientes. Então, da próxima vez que o gentil sujeito te perguntar se você quer colocar o seu estimado CPF na nota, diga que SIM! Você pode inclusive efetuar o cadastro no Programa depois, através do App ou mesmo do navegador. Você “correrá o risco” de ganhar prêmios em dinheiro e ter desconto no IPVA. E, acredite, não terá problemas com a Receita Federal. Tens receio? Me chame que te passo o meu CPF para você fornecer!