Eleições 2024: o que pretende Alceu Marcos Pretto para a cultura e o turismo de Riozinho?

Hoje é dia de conhecer as propostas dos candidatos Alceu Marcos Pretto (Marquinhos Pretto) e Valério José Esquinatti para a cultura e o turismo de Riozinho.

1. Como você percebe o turismo no seu município? Quais são as suas ações práticas para fomentar essa área?

Riozinho é referência no Turismo Regional, especialmente pelo seu potencial ecológico, por suas cachoeiras e paisagens que oferecem experiências únicas junto à natureza, como por exemplo, a referenciada Cascata do Chuvisqueiro. O Município possui localização privilegiada, fazendo parte da rota do litoral, da serra e estando há cerca de 100 Km da nossa capital. A atual gestão investiu fortemente nesta área, através da criação da Secretaria de Turismo e melhorias estruturais, em parceria com a iniciativa privada, campings e produtores locais.

2. Como você observa o incentivo e apoio à cultura no seu município? Como a sua gestão pretende fortalecer esse segmento?

A atual gestão efetivou projetos e programas destinados aos diversos seguimentos existentes em nossa comunidade, os quais permanecerão e serão aprimorados ainda mais no próximo plano de governo. Idealizamos a Feira do Agricultor, que valoriza a produção rural e agricultura familiar, além de eventos voltados à música e lazer, como o Rock In Riozinho e Abundante Graça, podemos citar também a Feira de Ciências e Tecnologia, que visa incentivar jovens e crianças a aprimorarem e publicarem seus talentos e conhecimento.

3. Como você imagina que seu município será visto por seu turismo e cultura daqui quatro anos, ao final de sua gestão, caso eleito? O que poderá ser criado para a execução em longo prazo que valorize e fortaleça essas pautas?

O objetivo é investir em melhorias estruturais para receber turistas que possam se hospedar, consumir e usufruir do ecossistema que Riozinho oferece. Para tanto, será elaborado o Plano Municipal de Turismo para nortear as ações da administração, que incluirá a criação de rotas turísticas e eventos para valorizar os produtos da agricultura familiar, gastronomia e experiências junto à natureza. 

4. Como você observa a possibilidade de ações integradas que potencializem o turismo no Vale do Paranhana? Quais as suas propostas para que isso se efetive?

É necessária a divulgação dos atrativos turísticos e culturais dos Municípios do Vale do Paranhana, pois o nosso vale possui uma riqueza natural extraordinária, muitas vezes escondida. Os Municípios devem promover encontros de lideranças para fomentar o desenvolvimento econômico da região. Portanto, se aliados os esforços, certamente a região poderá ser reconhecida neste âmbito. 

5.  Por que você quer ser prefeito?

Porque na primeira gestão conhecemos o território, adequamos as irregularidades das gestões anteriores e iniciamos um projeto de política limpa. Após a varredura, colocamos em prática projetos que por muitos anos foram sonhados pela população, como a iluminação de led, escolas em turno integral, investimentos em saúde, cultura, lazer e turismo, promovendo o desenvolvimento social e econômico do Município. Devemos dar continuidade, pois time que está ganhando não se faz substituições.

Saiba mais sobre os candidatos:

Marquinhos Pretto é o atual prefeito de Riozinho, foi o vereador mais votado nas eleições de 2000, sendo posteriormente presidente da câmara nos anos de 2001, 2002 e 2004. Também vice-prefeito durante o mandato de 2005 à 2008. Empreendedor nato e pai de família, Marquinhos, juntamente de sua esposa, filho e filha, administram com sucesso sua empresa de chás e temperos Scrivia Brasil. Além de ter atuado como secretário do município.

Valério Esquinatti também conta com vasta experiência política. Sendo duas vezes vice-prefeito, nos mandatos de 2009 a 2012, e 2013 a 2016, e Prefeito no mandato de 2017 a 2020. Marido dedicado e pai de duas filhas, conta com formação em técnico agrícola e graduação em gestão pública. Valério é lembrado por seu forte trabalho com agricultores, principalmente na emissão e alteração de blocos de produtores. Fiscal de tributos concursado, Valério exerceu a atividade durante 31 anos, tendo também atuado como secretário do município.

*As respostas para as perguntas estão publicadas da mesma forma que foram enviadas pelos candidatos e suas assessorias. As mesmas não receberam intervenção ou edição por parte da equipe do site desde que respeitem a temática abordada assim como o tamanho determinado no arquivo com as orientações. Os candidatos e suas campanhas foram contados, recebendo antecipadamente o material e as perguntas com o prazo de envio das respostas até o dia 30/08/2024. Todos os que enviaram cumprindo o prazo, estão sendo publicados conforme as datas recebidas por eles e que podem ser conferidas aqui.

Deixe um comentário