Estão prorrogadas as inscrições para a segunda edição do curso “Leitura Integral – LI” no que acontecem em Taquara. A iniciativa, que tem realização do Instituto Pró-Cidadania e do Ministério da Cultura (MinC), é financiada pelo Fundo Nacional da Cultura e conta com o apoio da Ong Vida Breve e da Tai Editora. Voltado para jovens de 10 a 17 anos, o curso beneficiará participantes da Ong Vida Breve ‒ uma organização de destaque na região de Taquara por suas iniciativas de transformação social ‒, e público em geral. As aulas da primeira turma começam no dia 24 de setembro.
Parte do projeto Arte e Cultura em Movimento, o curso tem como objetivo estimular o pensamento crítico, fomentar o hábito da leitura e promover a experimentação e interpretação de diversas linguagens artísticas e culturais. O “Leitura Integral – LI” se destaca por integrar diferentes mídias, como livros, filmes, músicas, quadrinhos, jogos e redes sociais, como recursos pedagógicos para fortalecer a aprendizagem em Língua Portuguesa e Literatura.
O curso objetiva a formação cultural e cidadã dos participantes, incentivando-os a expressar suas opiniões, sentimentos e vivências, além de valorizar a diversidade e o respeito. Serão três turmas, cada uma com até 25 alunos, com oficinas às terças-feiras, das 15h às 17h e das 19h às 21h, e às quintas-feiras, das 15h às 19h. “O projeto de Leitura Integral vem complementar com excelência o universo das Oficinas que já existem, abrindo um leque ainda maior quanto à diversidade no quesito Cultura x Educação”, destaca o presidente e idealizador da Ong Vida Breve, Airton Schirmer.
Além disso, o curso terá carga horária de 48 horas por turma. No final, a organização do curso produzirá um livro, em versão digital, com os textos dos alunos, que será apresentado à comunidade em um evento de encerramento com participação musical de artistas da região. Cada aluno receberá um kit com uma apostila contendo todo o material abordado nas oficinas. “O projeto existe porque acreditamos ser preciso pensar sobre o que lemos e escrevemos diariamente. Existe porque acreditamos que a adolescência é um momento de transformação na vida de qualquer pessoa, e a leitura e a escrita podem ser um caminho de conhecimento, diversão, descoberta e evolução”, ressalta a editora e produtora do projeto, Taína Lauck.
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na Ong Vida Breve, localizada na Rua Cincinato Cardoso, 2900, bairro Santa Maria, em Taquara, ou pelo site www.vidabreve.org. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ongvidabreve@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 99264-0200. Confira abaixo mais informações sobre as turmas do curso:
Confira abaixo mais informações sobre as turmas do curso:
- Nas terças-feiras, com início dia 24 de setembro
Turno tarde: das 15h às 17h
Turno noite: das 19h às 21h (Lar Padilha) - Nas quintas-feiras, a partir de 26 de setembro
Turno tarde: das 15h às 17h
Sobre o Instituto Pró-Cidadania: Fundado em 2003 como Escola de Samba Mocidade Independente Jardim do Prado, em Taquara, no Rio Grande do Sul, o Instituto Pró-Cidadania (IPC) é uma entidade sem fins lucrativos que se tornou Instituto em 2019, após uma mudança em seu estatuto. O IPC promove a inclusão social por meio de diversas áreas, como cultura, educação, esporte, turismo e lazer. Em parceria com o poder público e a sociedade civil, o IPC já realizou e participou de vários projetos e ações sociais nos últimos 20 anos. Desde 2021, o Instituto é certificado como Ponto de Cultura pelo MINC e mais recentemente foi reconhecido como Cultura Viva pelo RS. Além disso, o IPC compõe a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do Governo Federal.