Prazo para declaração do imposto de renda vai até 30 de agosto

Você ainda não fez a sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2024 né? Acertei? Você iria fazer em 31/05 (último dia antes da prorrogação do prazo), mas, como foi prorrogado, vai deixar para 30/08, último dia depois da prorrogação para as cidades em calamidade né? Sei como é!

Todos os anos a mesma coisa! A Receita te dá 3 meses e você deixa sempre para o último dia. Tudo bem, o Contador entende, ele que se vire depois e fique trabalhando até a meia-noite para transmitir a tua e a de mais uns 20 que deixaram para depois!!

Pois bem, você não ficou satisfeito com a sua Declaração e resolveu colocar uns recibos de dentista a mais… Saiba que o Leão está de olho. Ao contrário de 15 anos atrás, os dados da Receita Federal estão cada vez mais cruzados, o sistema bancário está cada vez mais integrado, as imobiliárias são cada vez mais digitais. Ou seja, não existem mais brechas deste tipo para tentar burlar algo. Se tem uma coisa que funciona no Brasil é a Receita Federal! E o sistema bancário em si. A Receita só não te pega se ela não quiser ou se você não está no nível de amostragem analisada naquele período. Então, faça da maneira certa. E existem sempre maneiras melhores de fazer isso, estando dentro da Lei.

Uma coisa muito importante: o ano mais relevante da sua Declaração é o ano anterior (o ano-base). Em 2024, os dados e fatos que você vai informar já aconteceram (em 2023). Depois do fato consumado, registrado e transitado, há bem pouco a fazer. Mas, no ano base, é possível fazer um planejamento para o ano seguinte. Portanto, concentre-se sempre no ano anterior, para poder interpretar e planejar melhor os seus informes.

Os documentos mais importantes que você deve considerar são:

  1. Os seus Demonstrativos de Rendimentos;
  2. O seu patrimônio (imóveis, veículos, contas bancárias, investimentos);
  3. As suas despesas (saúde, educação, aposentadoria).

Conte sempre com o auxílio de um Contador, ele vai te guiar pelo melhor caminho. Vai te ajudar a planejar, executar, pensar, te pegar pela mão e deixar confortável e seguro. Depois que você entender como funciona, vai descobrir que o Leão não é um bicho feio e até pode te trazer benefícios antes não considerados.

Boa sorte e fique esperto no prazo!

Deixe um comentário