Você sabia que em todas as idades estamos aptos a aprender? Sim, aprendemos ao longo da vida toda. Sempre é hora de começar e a escrita pode ser sua aliada. Compreender como as funções do cérebro influenciam nossas ações, especialmente a capacidade de aprender é importante para nossa organização sistêmica e para nosso bem-estar emocional. O ato de aprender depende, sim, de uma série de fatores como: a organização, categorização e integração das informações recebidas, bem como as funções cerebrais, os comportamentos e os estímulos ambientais (eventos vivenciados), em conjunto, fornecem a base do aprendizado. E, de fato aprendemos mais em um ambiente dinâmico, motivador, familiar, com incentivo a desafios, novidades e variedades, em condições de explorar as múltiplas funções cognitivas relacionadas ao aprender.
Para simplificar este assunto, tão complexo, da nossa maravilhosa máquina humana temos que desenvolver a escrita. Pois, ela está ligada a diversas funções cerebrais que favorecem o aprendizado, alicerçando-se, inclusive, na emoção. Isso porque a emoção é um elemento cognitivo que desencadeia um alto número de conexões neurais e provoca modificações expressivas no cérebro. Sim, nós aprendemos pela repetição ou pela emoção, ou seja, ou ficamos repetindo inúmeras vezes determinadas ações ou nos emocionamos.
No processo da escrita a aprendizagem acontece de maneira minuciosamente conectada com todos os comandos necessários para apropriação dos saberes. A sincronia das conexões neurais para o armazenamento da informação, considerando as diferentes partes do cérebro provoca o acionamento da múltipla memória, além das várias vias neurais, para dar significado aos novos dados que foram recebidas pelo indivíduo.
A escrita atinge diferentes áreas anatômicas dos hemisférios cerebrais para se organizar, potencializando a apropriação do conhecimento. Desta forma, quando estiveres lendo um texto que o considere difícil, faça anotações sobre o assunto e você irá perceber que aos poucos irá se tornando familiar. Ao escrever eu organizo a informação ao mesmo tempo que a fixo como verdade. É um conduzir o pensamento. O que confesso não é muito fácil, pois nosso cérebro é insistente e adora a repetição. E como num ciclo tudo que fizemos inúmeras vezes de forma repetida mais o nosso cérebro tende a reproduzir … então, vamos treinar coisas boas.
Dica: sempre estude fazendo anotações e você irá fixar o conteúdo de forma mais clara.