Projeto Brincar e Criar leva diferentes formas de arte para estudantes em Igrejinha

O projeto Brincar e Criar, idealizado e coordenado pela professora de música Lúcia Jacinta da Silva Backes, existe há dois anos. Em 2024, foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, no município de Igrejinha. Dessa forma, foi possível realizar uma atividade diferenciada seguindo a proposta de levar cultura para crianças. Nos meses de junho e julho, o projeto visitou quatro escolas da rede municipal para realizar oficinas sonoro-literárias para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. Dividida em dois encontros, a oficina é desenvolvida a partir do livro “Azoury em: expedição estrelas distantes”, da escritora Cláudia Masiero. Aqui, a literatura e a música se unem através da participação da professora Lúcia, com a criação sonora, e de Cláudia, com a contação de história, somadas ainda a outras manifestações artísticas.

O projeto tem como objetivo incentivar e promover a cultura por meio do contato com diferentes linguagens artísticas. As crianças são envolvidas em atividades que oportunizem o contato com a literatura, a música, o teatro e as artes visuais, todas relacionadas entre si, desenvolvendo, assim, a criatividade, a criticidade, a autonomia, as relações interpessoais e a cidadania, chamando atenção para temas como a diversidade e a inclusão.

A partir do trabalho realizado com as crianças, será organizada uma exposição para apreciação do público escolar e da comunidade.

Deixe um comentário