A vida é feita de momentos e são tantas lembranças incríveis que vão se construindo ao longo de nossa história, nos fazendo querer revivê-las depois. Por isso, vale a pena registrar todos os momentos com muito carinho. Você pode escrever sobre: aquele fim de tarde na beira da praia; o seu último aniversário; o seu primeiro emprego; as emoções daquela reunião de família… São tantos ciclos e fases diferentes que não queremos deixá-los em algum canto de nossa memória, não é? Então, vamos construir um lugar físico para essas lembranças para em momentos recordar e ainda compartilhar com outras pessoas que amamos. Sem dúvidas há inúmeros benefícios da escrita que vão muito além da desenvoltura vocabular ou aprendizagem, ela está relacionada a:
- Redução do estresse – você já reparou como o mundo anda estressado? Isso tem sido reflexo da correria e do tempo que achamos não ter. São tantas informações que ficamos confusos. Enquanto você escreve no seu diário (ou bloquinho) sua mente se desliga de todo o resto. É só você e sua escrita!
- Aumento da criatividade – a criatividade funciona como um elástico, precisa ser estimulada. Quanto mais criar estímulos para sua mente, mais criativo você vai ser. É por isso que o escrever ajuda muito nesse processo de criação, é realmente muito inspirador.
- Melhora da autoestima – confiança é tudo. Uma pessoa confiante chega a lugares nunca pensados ou sonhados. Ao ponto que você desconstrói suas barreiras mentais, você consegue enxergar com mais clareza seu potencial.
- Postura de gratidão – essa tem sido uma das palavras mais usadas pela psicologia positiva. O fato de manusear suas lembranças e preparar um bom lugar para elas, permite você reviver novamente a situação e ficar mais próximos das pessoas que você ama. Isso gera o sentimento de gratidão que por consequência provoca um sentimento de satisfação.
- Posicionamento real: ao escrever você se permite pensar e se posicionar frente ao fato tornando-o mais claro e real.
- Ser uma fonte de renda – sim, isso mesmo! Há diferentes trabalhos para quem curte a escrita.
Dica: crie o hábito de escrever. Então, vamos adotar um bloquinho, um caderno…?