Os olhares do teatro nacional estão voltados ao Vale do Paranhana nesta semana, mais especificamente a Rolante. Começou na segunda-feira (15) e segue até o próximo domingo (21), o XXXI Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale), o mais antigo festival de teatro do Rio Grande do Sul. Serão 16 espetáculos, entre infantis e adultos, se apresentando no palco do evento. Somente o Thiltapes volta ao mundo, no domingo (21), que marca o encerramento da programação, tem cobrança de ingresso (R$ 30,00 antecipado). Os demais espetáculos são gratuitos, mas o público é convidado a doar 1kg de alimento como ingresso.
A programação completa pode ser conferida aqui. De terça à sexta, a cada turno, uma apresentação acontece. Os alunos das escolas de Rolante marcam presença, assim como os de escolas e grupos da região (mediante inscrição antecipada). As apresentações acontecem na Sociedade Carlos Gomes.
Abertura oficial
Na noite de segunda-feira, uma breve solenidade marcou a abertura da 31ª edição do Festivale. Com a presença de autoridades, incluindo a diretora do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), Ana Cristina Froner, o local ficou lotado para celebrar mais um grande evento. Além do momento de troca entre os atores e o público, o festival é muito importante também pela parte avaliativa. “A gente enquanto ator e diretor, muitas vezes a gente produz e é nos no palco e a plateia assistindo e não temos a possibilidade de ter um olhar carinhoso mas também um olhar critico, de critica construtiva. Os avaliadores olham com muito carinho os trabalhos que estão sendo apresentados e, ao final de cada um, acontece o momento de troca. Eles pensam em como contribuir com o grupo e como agregar mais valor ao trabalho que eles já realizam”, destacou na abertura a diretora do departamento de cultura de Rolante, Joyce Reis.
Foram selecionados para a mostra competitiva grupos de várias cidades do RS, como Três Coroas, Santa Maria, Porto Alegre, Gravataí, Viamão, além de outros locais como Presidente Prudente e Diadema (SP), Curitiba (PR) e Manaus (AM).
Premiação
Um dos momentos mais aguardados é a premiação, quando são consagrados os melhores espetáculos e profissionais nas categorias adulto e infantil. A premiação acontece no sábado (20), às 19h45. Um pouco mais cedo, às 19horas, acontece o espetáculo “Bagagens do tempo”, do Grupo Teatral Noz de Casa, de Rolante.
Dionatan Rosa (Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em direção pra UFSM, Mestre em em Teatro e Doutorando em Artes Cênicas), Patrícia Sacchet (Mestre em Artes Cênicas com 24 anos de experiência em palhaçaria, atua na pesquisa, atuação, direção e produção circense) e Renata Teixeira (bailarina, atriz, professora e artesã, é doutoranda sobre dança e corporalidade gorda).