Curso gratuito sobre dignidade menstrual está com inscrições abertas para a comunidade três-coroense

A dignidade menstrual é uma temática tão urgente e que ainda nos dias atuais impede estudantes de irem para a escola por menstruarem e não terem absorvente ou sentirem vergonha. Sabendo disso, a formação intersetorial e gratuita “Precisamos Falar sobre Dignidade Menstrual”, mediada pela trescoroense Caroline Luiza Willig, que é pesquisadora e educadora menstrual, acontecerá no mês de agosto e está com inscrições abertas até 12 de agosto, véspera do início dos encontros, através deste link

Por meio de quatro encontros online de 2 horas cada, via Google Meet, o curso ocorrerá nos dias 13, 20, 27 e 29 de agosto (quintas-feiras), das 19h às 21h. Se dará através da partilha de conhecimentos e experiências da pesquisadora e educadora menstrual Caroline Luiza Willig junto da comunidade trescoroense que integrará o curso, e também das demais pessoas presentes com a partilha de vivências atravessadas pelas menstruações.

No primeiro encontro, serão trabalhados os preconceitos e tabus que cercam a menstruação foram e são culturalmente tecidos, como a vergonha. Já o segundo encontro abordará a dignidade menstrual, a interseccionalidade, a diversidade e a equidade. O terceiro encontro dialogará sobre as representações midiáticas, na saúde, educação e cultura  e as tensões neoliberais envolvendo a menstruação que desafiam a busca pelos direitos humanos de menstruantes. Já o quarto encontro envolver um mapeio de estigmas e lacunas que envolvem a menstruação e os direitos de menstruantes, pensando globalmente e agindo localmente. “O propósito, ao fim de cada encontro, é por meio da roda de conversa, construirmos algo para além das oficinas, podendo ser uma rede, um coletivo, ferramentas de promoção de dignidade menstrual, um projeto, iniciativas, uma cartilha, alguma ferramenta ou iniciativa que promova a dignidade menstrual no município de forma intersetorial, interconectando setores como saúde, cultura, educação. A proposta é construir coletivamente a iniciativa, a partir das/os interessadas/os na temática”, reflete Caroline, proponente do projeto que está sendo realizado com os recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), edital 01/2024 do município de Três Coroas.

Sobre a mediadora: Caroline Luiza Willig é mestra e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale com bolsa CAPES e doutoranda-sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Cuernavaca, México. Integrante dos grupos de pesquisa Criança na Mídia (Universidade Feevale), Onda Vermelha (UFRGS) e Vazantes (Independente). Atua desde 2019 em pesquisas-intervenções de formação docente da rede pública de Novo Hamburgo com a temática da dignidade menstrual por meio do Convênio Educação Antidiscriminatória firmado entre a Universidade Feevale e a Secretaria Municipal da Educação por meio do Criança na Mídia.

Deixe um comentário