Concerto da OSPA celebrará os 200 anos da imigração alemã em Taquara

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) retorna à região para uma noite de celebração musical em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã. Sob a batuta do renomado maestro Evandro Matté, o concerto promete encantar o público com uma seleção variada de obras clássicas e terá participação da cantora lírica Carol Braga. O evento será realizado no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), às 20 horas, no dia 29 de junho (sábado).  A entrada é simbólica: é um litro de leite de caixinha, que será destinado a ações sociais na comunidade, porém é necessário retirar os tickets dos ingressos até o dia 28 de junho, disponíveis na Tesouraria da Faccat, no Sesc Taquara, na Biblioteca Pública de Taquara e de forma on-line (plataforma do Sesc/RS). A retirada é limitada a dois ingressos por CPF. O evento é promovido pela Faccat, Prefeitura de Taquara e Sesc Taquara.

Com o objetivo de valorizar a herança cultural da Alemanha, os concertos da OSPA fazem parte da programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida em 2021 por Decreto do Governador do Estado), além de integrar a Série Interior da Temporada Artística 2024 da OSPA. Devido ao impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, toda a programação está sendo replanejada, portanto, as datas divulgadas inicialmente poderão sofrer alterações. Além da apresentação em Taquara, também está confirmado o concerto em Santa Cruz do Sul, que será realizado no dia 28 de junho, na Catedral São João Batista.

Na Casa da OSPA, que também foi afetada pelas enchentes de maio, ainda não há data certa para a volta dos concertos. Por enquanto, o maestro Evandro Matté garante que a Orquestra seguirá buscando alternativas para levar música ao público gaúcho. “A OSPA circula pelo Rio Grande do Sul há mais de 70 anos. Neste momento de adversidade, entendemos que a cultura cumpre um papel importante para a reconstrução do nosso Estado, levando alento e esperança a quem precisa”.

Sobre o repertório

Os concertos em Santa Cruz do Sul e Taquara incluem alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828),  Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a OSPA: “He Shall Feed His Flock”, do oratório Messiah, de Händel, e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.

*Foto de capa: OSPA com Carol Braga e Evandro Matté na Faccat em 2022. Crédito: Leonel Jacques

Deixe um comentário