Historiadora, Mestra em Educação e professora, Ana Baldo prepara o lançamento de seu terceiro livro, “Sim Senhora, Dona Beth”. Mais uma vez, ela relata situações não raras no Brasil, como a desigualdade social e as dificuldades de quem é menos favorecido no seu cotidiano. Dessa vez, quem ganha protagonismo é a mulher periférica, empregada doméstica e mãe solo. A obra aborda questões como as relações de trabalho, a desigualdade social, a corrupção e o poder do dinheiro em nossa sociedade.
O “Sim Senhora, Dona Beth” é uma obra de ficção que tem inspiração a partir de histórias que a escritora ouviu da vida de Ângela Marques. “É basicamente a narrativa dela, que é a mulher que faz a higienização no meu trabalho e que me contava suas vivências enquanto empregada doméstica. Através das narrativas da Ângela eu construí uma personagem fictícia que vive as experiências narradas por ela. Obviamente por ser uma ficção é baseado na história da Ângela e não necessariamente a história de vida dela em si. O processo de criação todo se deu através das narrativas dela em nossas conversas”, explica Ana.

Ela lembra que sua carreira como escritora começou de forma muito espontânea quando estava lendo Geografia da Fome, do Josué de Castro. “Me interessei pela temática da fome no nordeste. Foi quando surgiu meu primeiro romance sobre os campos de concentração do Ceará na seca de 1932”, conta, referindo-se a “Tem que fazer uma cruz pra ela”, lançado em 2023.
Ana Baldo usa a literatura como uma forma de retratar realidades, dando destaque aos que, muitas vezes, são ignorados e não tem registros sobre si e suas histórias. E isso se reflete na sua expectativa sobre o que gostaria que os leitores pensassem ao ler a obra. “Meu desejo com a obra é trazer à tona a desigualdade social mais nua e crua e trazer isso para a reflexão”, pontua.

Em 2023, o livro foi selecionado para a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro) pela Editora Patuá entre mais de 2.600 obras originais. Ele foi lançado no evento, em novembro de 2023, agora vai ser lançado na cidade da autora. O lançamento de “Sim Senhora, Dona Beth” será no próximo dia 19 de abril (sexta-feira), às 19 horas, na Oficina do Pastel (R. Cel João Pinto, 2389, no Centro de Taquara). Neste dia, será possível adquirir a obra no valor de R$50,00 e já garantir um autógrafo. A obra também já está disponível no site da Editora Patuá.
Sobre a escritora
Ana Baldo nasceu em 1986, em Erechim e atualmente reside em Taquara. É historiadora, Mestra em Educação, professora, sindicalista e militante das causas da classe trabalhadora. Através da literatura, busca dar voz aos invisibilizados, aos marginalizados e aos apagados da história. Com obras publicadas pela Editora Patuá e O Grifo Editora, narra histórias que versam sobre desigualdade social e segregação da população pobre, fazendo da literatura um caminho na luta por igualdade e justiça social.