A Avenida Júlio de Castilhos, central em São Francisco de Paula, recebeu mais um pouco de arte para encantar juntamente de seus tradicionais plátanos. Na última quinta-feira (14), foi inaugurado o Monumento ao Laçador Serrano, obra do artista plástico Edmilson Duarte produzida através de técnicas de metalurgia. A escultura está em exposição permanente, quase em frente a tradicional Livraria Miragem, junto ao circuito de monumentos da cidade, que inclusive conta com outra obra do artista em homenagem ao tropeirismo. A obra foi encomendada e financiada pelo executivo municipal.
Durante a cerimônia de inauguração, comandada pelo tradicionalista Léo Ribeiro de Souza e com a presença do Jornalista Zé Alberto Andrade, foram homenageados os campeões serranos de laço no 35º Rodeio Internacional de Vacaria, então simbolicamente representados no Monumento ao Laçador Serrano. Receberam honras em reconhecimento Leandro e Bruna Reis, Cristiano e Mariane Machado, Alexandre e Augusto Hehn e Lauro, Ricardo e Otávio Lopes.




Edmilson Duarte
O artista plástico é natural de Itararé, interior de São Paulo. Desde cedo, começou a trabalhar na metalurgia e iniciou seu domínio sobre o metal. Em 1980 surgiu a vontade de iniciar algum trabalho relacionado à arte, então fez seu primeiro curso de esculturas em Curitiba, no Paraná, e nunca mais parou. Em 2003, conheceu São Francisco de Paula onde, em 2009 fixou residência, dando continuidade ao seu trabalho. A cidade conta, atualmente, com três obras do artista: o Monumento aos Tropeiros (2012), o Monumento em Homenagem ao padroeiro São Francisco de Paula (2017) e o Monumento aos Laçadores Serranos (2023).