A Praça Affonso Saul, no Centro de Três Coroas, está ainda mais colorida, pronta para receber a terceira edição do Lozar. O evento celebra a chegada do Ano Novo Tibetano e, de 15 a 17 de março, vai receber diversas atividades temáticas, oportunizando uma experiência cultural única, repleta de música, dança, gastronomia e rituais típicos da rica tradição tibetana. Organizado pela Shak Produções, através do casal Ogyen e Drika Shak, ele tibetano radicado em Três Coroas, o Lozar conta com o apoio do restaurante Espaço Tibet e da Prefeitura de Três Coroas.
Programação especial
A programação inclui estreias de espetáculos de dança tibetana no Brasil, contando com performances de artistas locais dos Vales do Paranhana e do Sinos. No palco do evento, estará um estrelado time de profissionais entre coreógrafa, dançarinos, acrobatas, bailarinas e atores. O evento contará ainda com um painel inter-religioso liderado pelo mestre budista Lama Padma Samten, figura respeitada tanto na comunidade científica quanto espiritual. Fundador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), em 1986, sua jornada espiritual ganhou ainda mais força ao ser aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche em 1993, tornando-se lama em 1996. Físico de formação, com bacharelado e mestrado pela UFRGS, Alfredo Aveline, como era conhecido, mergulhou nas profundezas da física quântica antes de descobrir sua afinidade com o pensamento budista.

Um dos momentos mais aguardados é a Cozinha Show traz oficinas culinárias em praça pública e coloca os chefs renomados Ogyen Shak (Espaço Tibet), Alexandre Sharin (Sharin) e Magda Correa (Galangal) para conversar com o público enquanto preparam um prato específico para degustação.
Sobre o Lozar
O Lozar é um período de transição especial, que ocorre entre meados de dezembro e março e marca o início do ano de 2151, proporcionando um período de resguardo em vista do caos que muitas vezes nos cerca. É uma época em que as pessoas tendem a ficar mais confusas, agitadas e nervosas. Momento em que os rituais tibetanos entram em cena como ferramentas valiosas para equilibrar emoções e promover bem-estar, buscando desacelerar e conseguir forças para o ano que se inicia.
Enquanto a comunidade aguarda o Lozar, o restaurante Espaço Tibet mantém viva a tradição da Grande Lamparina. Localizada nos jardins do restaurante, essa chama inspiradora guia os visitantes até o início do evento. Os clientes do restaurante e todos os interessados têm a oportunidade de alimentar a chama até o início do Lozar, quando será transportada para a Praça Affonso Saul, palco principal das festividades.
PROGRAMAÇÃO
15.03 (sexta-feira)
- 18h – Abertura do Espaço Gastronômico – Ampla gama de opções de comidas, desde restaurantes de culinária tradicional asiática, até doces e sobremesas artesanais.
- 19h30 – Cerimonial da Grande Lamparina
- 20h – Show de música tibetana com Alê Marks e Jana Eberthe.
- 21h – Anúncio das programações e lançamento da Cerveja do Lozar.
16.03 (sábado)
- 10h30 – Cerimonial de abertura com autoridades e Oferenda de Bô
- A oferenda de Bô é um ritual tradicional tibetano que tem como objetivo trazer boas aspirações para o ano que começa.
- 11h – Workshop 21 Ritos Tibetanos com Eneida Gaetano
- 12h40 – Passeio dos Leões da Neve
- 13h – Cozinha Show com Chef Ogyen Shak
- 14h – Workshop Gastronômico Feevale
- 16h – Painel Mindfulness: Encontrando pausa no mundo frenético com Tiago Tattoon
- 17h – Conversa de saúde mental – Psicologia FACCAT
- 18h20 – Passeio dos Leões da Neve
- 18h40 – Show de música tibetana com Ogyen Shak e Alê Marks e danças tibetanas (Rebkong, Ralpa, Flor Tibetana, Ralpa solo, Dança do Yak e dos Grandes Leões da Neve)
17.03 (domingo)
- 10h30 – Abertura do Espaço Gastronômico
- 12h30 – Painel Inter-religioso com o mestre budista Lama Padma Samten
- 13h50 – Cerimônia das bandeiras inter-religiosas
- 14h20 – Cozinha Show – Chef Magda Correa, do restaurante Galangal em Canela
- 15h30 – Cozinha Show – Alexandre Sharin do restautante Sharin em Porto Alegre
- 16h30 – Workshop – Acupuntura e Medicia Asiática
- 17h20 – Show de música tibetana com Ogyen Shak e Alê Marks e danças tibetanas (Rebkong, Ralpa, Flor Tibetana, Ralpa solo, Dança do Yak e dos Grandes Leões da Neve) e apresentação da Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller
- 19h – Encerramento do evento