Festival de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs encanta na 25ª Kuchenfest

A manhã deste domingo (10), foi animada, colorida e carregada de homenagens. Integrando a programação da 25ª Kuchenfest, o Festival de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs reuniu grupos vindos de diferentes municípios e celebrou os antepassados. A programação marca o início das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil e os 100 anos da imigração alemã de Oldenburg para Rolante no município.

O encontro teve como anfitrião o grupo Deusch Volkstansgruppe Neue Insel, de Ilha Nova, Rolante, que recebeu o Lustige Harmonietanzgruppe, de Harmonia, o Grupo Folclórico Teewald, de Santa Maria do Herval, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Volkstansgruppe Talquelle, de Nova Hartz, o GDFA Lustige Volkstansgruppe Bergtal São José do Cai, de Nova Petrópolis, a Associação Cultural Bamschneis Volkstansgruppe, de Dois Irmãos, o Grupo de Danças Folclore Germânico, de São Leopoldo, e a Associação Cultural Kirchleinburg e a Associação Cultural e Folclórica Wiedergeburt, de Igrejinha.

A Kuchenfest teve financiamento do pró-cultura RS-FAC da Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, através do edital de co-investimento para eventos populares. A diretora de cultura de Rolante, Joyce Reis, destaca que através desse recurso vindo do governo do Estado foi possível viabilizar a participação dos grupos no evento através de um cachê. “Nós inscrevemos um projeto para fazer este festival de danças e ele foi contemplado. O mesmo projeto também permitiu colocar quatro bandas da cidade e outras quatro bandas da região, incluindo o Macega Show, que é tradicional de todas as festas da região, se apresentando na programação e sendo pagos com esse recurso. Assim valorizamos os artistas locais e da região. Fica o nosso agradecimento e desejo de que projetos como esse tenham caráter de política pública pra gente realmente conseguir valorizar as nossas tradições e cultura.

A atividade garantiu o primeiro carimbo do Passaporte das Comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, lançado na abertura do Festival.

Deixe um comentário