Três Coroas, conhecido pelas corredeiras do rio Paranhana, é considerado o maior destino de aventura do Sul do Brasil. E, comprova que por lá, na natureza e esporte são para todos. Uma das ações do município é o Camping Acessível. O evento, que acontece no Raft Adventure Park, , um dos empreendimentos às margens do Rio Paranhana que recebe os visitantes em busca de aventura e diversão, oferece oito modalidades esportivas para pessoas com deficiência.
No dia 16 de março (sábado), mais de um mil visitantes são esperados nesta 5ª edição. Neste dia, o público esperado é, em sua maioria, de pessoas com deficiência, e seus acompanhantes. Dentre os visitantes, Reinaldo Charão, que irá representar o Brasil nos jogos paralímpicos de Paris, em agosto. O atleta garantiu uma vaga no tiro com arco paralímpico.
Arco e flecha, trilhas, banho de rio, rafting e vivências em botes, stand up paddle, bocha adaptada, hand bikes e playground adaptado e inclusivo são as modalidades oferecidas. Com exceção da prática de rafting, todas as demais atividades não precisam de inscrição prévia.
A iniciativa já é reconhecida pelo público e bate recordes a cada edição. Em dois anos consecutivos, o Camping Acessível detém o recorde de maior descida de rafting acessível do Brasil, levando mais de 30 botes simultâneos e aproximadamente 200 participantes. Esse ano, a organização estima superar os números da edição anterior, tendo em vista que as vagas disponibilizadas para a atividade já foram preenchidas.
Sem fins lucrativos, o evento, organizado pela Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares, e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas, tem como objetivo promover a prática de esportes de aventura acessíveis e o turismo acessível.
*Foto: Adriano de Oliveira