A irmanação entre Igrejinha e a cidade Simmern, localizada na região do Hunsrück, na Alemanha, segue rendendo bons momentos de integração. Neste mês de fevereiro, um grupo vindo de lá – mesma região de onde vieram os colonizadores da região esteve em Igrejinha e participou de intensa programação cultural e turística.
As agendas iniciaram na sexta-feira (16), onde foram recepcionados pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Kirchleinburg e amigos no Parque de Eventos da Oktoberfest com um jantar de boas vindas. No sábado (17) de manhã visitaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e no período da tarde conheceram a Steinhaus (Casa de Pedra) e sua história. Na sequência o grupo conheceu o Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause e a pintura em frente ao prédio, que retrata a Simmern antiga, além da rua nomeada em homenagem à nossa cidade irmã, localizada nas proximidades do Centro Administrativo. À noite participaram do culto celebrado em alemão na Igreja Gabriel e do baile de Kerb na Sociedade 10 de Novembro.


Já no domingo (18), conheceram as belezas naturais da Serra Grande e assistiram apresentações do CTG Sentinela da Tradição, conhecendo um pouco das nossas tradições gaúchas e promovendo a integração cultural por meio das danças.
Todo o roteiro foi elaborado e conduzido pelo próprio grupo, com apoio de uma agência de turismo da cidade, e foram acompanhados pela equipe da Rede Globo, que exibirá um programa especial no Globo Repórter sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil.