De volta pra casa: artistas retornam à Taquara para noite de música, imagem, gastronomia e vinhos

O Solar Pina, um casarão histórico restaurado será o cenário para um encontro especial. O evento Imagem, Palavra & Som irá reunir, em Taquara, quatro artistas que têm em sua origem na cidade, local do ponto em comum de trajetórias independentes e internacionais em música e fotografia. Para complementar a noite, serão servidos vinhos diferenciados, produzidos com técnicas personalizadas por vinicultores locais, e uma gastronomia especial. “O objetivo é apresentar, em um único ambiente, diversas formas de manifestar arte. E para os quatros artistas, tem também o aspecto de manter a conexão que sempre tiveram. É uma comemoração entre amigos”, diz Clarissa Lehnen, idealizadora do projeto.

A programação será na próxima quarta-feira (10), com início às 19h, em uma noite de celebração à amizade. Daniel Cavalcanti, Felipe Kühne, Grecco Buratto e Raphael Lehnen, os quatro garotos que dividiam a infância e a adolescência, cresceram e trilharam importantes carreiras artísticas. Passam temporadas longe de Taquara, alguns em outros países, e decidiram aproveitar a presença simultânea na cidade para reviver os tempos de proximidade. O elo entre os quatro, no evento, será a música, tocando juntos em diversos momentos. Individualmente, Felipe Kühne e Raphael Lehnen também terão no espaço exposições fotográficas. Já Daniel Cavalcanti e Grecco Buratto irão apresentar novidades de seus novos álbuns.

À música e à imagem se somam as artes da vinicultura e da gastronomia. Tábuas de frios e miniporções da Oh Suzana Culinária Afetiva estarão em harmonia com rótulos de três produtores de Taquara: os vinhos naturais da Bodega Koetz e da Vinhos da Rua do Urtigão, e os vinhos autorais da Vitis Insanis. Com produtos especiais e diferenciados, os vinicultores irão destacar seus processos de produção. Serão comercializados no local cálices de 100ml e garrafas. “Tudo está sendo pensado para oferecer a melhor experiência a quem participar. Todos os envolvidos têm uma forte identidade em seus trabalhos, e nosso propósito é promover um encontro inesquecível para inspirar o ano que se inicia”, ressalta Suzana Neves, que faz a coordenação geral do Imagem, Palavra & Som.

O evento terá ingressos a R$ 100,00 com vendas pelo Whats app (51) 99993 4282.

Sobre os artistas:

  • Daniel Cavalcanti é compositor, cantor e instrumentista (violão). Não nasceu em Taquara, mas passou parte da adolescência e juventude na cidade, por isso está inserido no quarteto com os amigos. Criou a banda Gandaya junto com Christian Alencastro e também é um dos fundadores do Sarau com Café, evento tradicional em Taquara. Prepara o lançamento do seu primeiro EP com canções inéditas, com produção de Grecco Buratto e com Raphael Lehnen na bateria.
  • Felipe Kühne, morador de Porto Alegre há 27 anos, começou na fotografia já na era digital, apenas com o objetivo de registrar uma viagem de férias. Ao longo dos anos seguintes, a experiência evoluiu para um hobby levado a sério. Engenheiro por profissão, encontrou na fotografia e sua subjetividade artística um complemento aos cenários analíticos da engenharia. A fotografia impessoal predomina em suas imagens, onde cenas urbanas misturam-se às paisagens e natureza. A figura humana, quando presente, aparece distorcida e anônima, apenas para dar uma noção de movimento e escala à composição.
  • Grecco Buratto é cantor, compositor e guitarrista. Radicado em Los Angeles há mais de 20 anos, já foi indicado ao Grammy Latino. Apresentará no evento uma seleção de canções de seu primeiro disco autoral, Essas Coisas Todas, álbum que foi selecionado como um dos 10 melhores álbuns latinos de 2014 pelo apresentador da Alternativa Latina da KCSN, Ernesto Lechner. O repertório de Grecco no evento terá também composições de seu mais recente trabalho, Sem Palavras, e músicas inéditas que farão parte de seu próximo disco, Quantas Vidas.
  • Raphael Lehnen é músico (baterista) e fotógrafo, radicado em Boston há 12 anos. Já dividiu o palco com grandes nomes da música sul-americana e do jazz. Raphael também foi integrante e um dos fundadores da banda Porterfield, baseada em Nova Iorque e indicada 2 vezes ao Boston Music Awards como ‘Melhor Grupo de Jazz’ nos anos 2018 e 2019. Paralelamente com sua carreira musical, Raphael explora o mundo da composição visual desde muito cedo. Atualmente, faz uma viagem de volta ao passado, com imagens analógicas P&B sem perder o fio que, em sua visão, está sempre ligado ao presente e aos novos tempos.

A gastronomia da noite:

Oh! Suzana é uma armazém culinário que trabalha guiado pela culinária afetiva. Produz diversas opções com o gostinho do “feito em casa”, com amor e sabor. No cardápio, receitas de família, carnes, massas, risotos e até mesmo pedidos sob medida, com marmitas balanceadas e personalizadas. Oferece pratos congelados para entrega e também espaço próprio para reservas, para eventos ou refeições no local. Com sede em Taquara, a Oh! Suzana tem, ainda, atuação com gastronomia para eventos sociais ou empresariais.

As bebidas especiais:

Bodega Koetz é uma pequena vinícola que se dedica à produção de vinhos naturais de alta qualidade, liderada por Roger Köetz. Oferece aos clientes uma experiência única e autêntica, valorizando a produção artesanal e a sustentabilidade ambiental. Na produção, não há adição de produtos enológicos, por isso a importância de contar com uvas selecionadas, obtidas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Cada tipicidade precisa estar no terroir correto para que seu vinho expresse as melhores características de cada casta. No evento, serão apresentados os vinhos Pinot noir e Trebbiano.

Vinhos da Rua do Urtigão nasceu em 2014, mas foi sonhada 30 anos antes por Rubem Kunz, um apaixonado pela cultura do vinho. “Escolhi o caminho dos vinhos de mínima intervenção, naturais, na busca de uma identidade própria, uma tipicidade não mais encontrada nos vinhos industrializados”, diz o proprietário. O produtos são elaborados sem intervenções químicas e todo o processo é feito na vinícola, em Taquara, com fermentação espontânea por leveduras nativas que vêm com as uvas desde o parreiral. Não são filtrados e estabilizam naturalmente durante os dias frios do inverno. Serão apresentados no evento os vinhos Vestal (branco de Chardonnay), Nua (rosé de Cabernet Franc) e Rüya (tinto de Nebiollo).

Vitis Insanis Vinhos de Garagem surgiu em 2019 da ‘criativa insanidade’ de quatro amigos médicos e vinhonautas de longa data: Ricardo Kunz, Adriana Kunz, Renato Coelho e Maristela Lopes. Da primeira safra, com 370 garrafas, cresceu para uma produção de 13 varietais diferentes de uvas e 3200 garrafas, em 2023. Busca produzir vinhos límpidos, frutados, leves, elegantes e que expressem as características dos varietais e do terroir, com atuação direta dos fundadores em todas as etapas. No evento, serão apresentados um vinho branco (Riesling Itálico/2023), um clarete (Mourvèdre/2023) e um tinto (Malbec/2022).

Deixe um comentário