2023 não poderia acabar sem que um dos principais símbolos de Igrejinha e da região pudesse novamente ser visitado. Na última sexta-feira (1º), o Monte da Fé foi reaberto ao público em uma cerimônia simples, realizada no local, com a presença de autoridades da cidade e de representantes da família Grings, que foram os primeiros idealizadores do espaço. Na oportunidade também foi inaugurado o “Café Monte da Fé”, que será gerido e mantido pelos vencedores da concessão de cuidado do espaço. A cruz havia envergado após fortes ventos em outubro de 2022 e está de pé novamente, após obra de reconstrução, desde julho deste ano.
O local já está aberto ao público em sábados, domingos e feriados das 09h às 19h, com venda de ticket de entrada no valor de R$ 5,00 por pessoa. Moradores de Igrejinha pagam meia entrada (mediante apresentação de título de eleitor), assim como crianças menores de 12 anos de idade e idosos a partir de 60 anos de idade.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca o empenho em devolver para Igrejinha um de seus principais pontos turísticos. ”Desde que a estrutura tombou, em outubro do ano passado, a Administração Municipal esteve em constante atividade para realizar a reconstrução, então esse é um dia marcante para nossa cidade”. Estiveram presentes na reabertura o Padre Lucas Peres, representando a Igreja Católica da cidade e o pastor Jabez Moura, representando a Igreja Evangélica.
Em outubro de 2023, em uma ação para divulgação do Caminhos do Rural Saudável – itinerário de destinos turísticos no interior de Igrejinha – o local já recebeu alguns visitantes, já em fase final de obras nos arredores e acesso (foto abaixo).
