O que fazer em Igrejinha? Conheça o Caminhos do Rural Saudável

As belezas de Igrejinha passam pela sua natureza e, de forma especial, pelas delícias gastronômicas que são produzidas por sua gente. Essas iniciativas tem contribuído para fomentar o turismo no município, recebendo visitantes que prezam pela calmaria, conexões e gostam de provar novos sabores. O Caminhos do Rural Saudável, iniciativa da Emater com o apoio da administração municipal, reúne um roteiro especial pelo interior igrejinhense. O circuito é composto por 11 propriedades localizadas na área rural.

Embora cada local tenha suas características específicas, a proposta em todos é resgatar antigas tradições e culturas do interior, valorizando a harmonia entre o ser humano e a natureza. Os locais também estão disponíveis no aplicativo Turismo Igrejinha, criado pela Secretaria de Turismo de Igrejinha com o objetivo de divulgar e facilitar o acesso aos locais. O app pode ser baixado através do site https://turismoigrejinha.com.br/ ou diretamente na loja do celular.

Através de um press tour, realizado no último dia 10 de outubro, jornalistas do trade turístico e da região visitaram alguns dos locais que integram o Caminhos do Rural Saudável. Conheça alguns destinos que vale a pena conhecer:

Recanto das Águas Moschem

Dormir em lugar fresco, ouvindo o barulho da água das corredeiras próximas, é uma calmaria só. Apreciar a beleza das águas junto a mata nativa, celebrando o contato com a natureza. Essa é a proposta do Recanto das Águas Moschem, localizado na Serra Grande. São dois chalés (um deles com um dormitório e outro com dois), equipados com tudo o que o hóspede precisa para uma boa estadia. O local conta bom bancos espalhados pelo local, pequenas trilha e piscina natural e possui um galpão para eventos. Local perfeito para aproveitar em família! Informações pelo Instagram @recantodasaguasmoschem.

Canto Brusius

O Canto Brusius é um espaço privilegiado que conta com um celeiro para realização de eventos. Com uma área total de 230 m², ele conta com um salão e um deck coberto que comporta confortavelmente cerca de 80 pessoas. Ele está equipado com estrutura para churrasco e cozinha campeira, com toques de modernidade. Há ainda uma casa que data de 1940 para hospedagem. Um dos destaques do local é o plantio de mirtilos e um pomar de frutos variados. A caminhada em meio a natureza é um convite para se conectar. Mais informações pelo Instagram @cantobrusius.

Morro do Xaxim

Com uma vista privilegiada dos vales e espaço para piqueniques, churrasqueiras e acampamentos, o Morro do Xaxim está localizado na Serra Grande. O local oferece uma experiência rara: a possibilidade de fazer trilhas em meio xaxins centenários. A janela do céu e o balanço das nuvens são atrações que encantam os visitantes. O local ainda conta com uma venda de produtos coloniais cuidada pela família Kraemer. Abre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com entrada no valor de R$10,00. É possível agendar, com antecedência, visitas para grupos em outros dias. Mais informações no Instagram @morrodoxaxim_igrejinha.

Sítio das Cuias

De onde vem as cuias que são amigas dos gaúchos e apreciadores de um bom chimarrão? O Sítio das Cuias é uma das origens. Do plantio e colheita até a personalização, o local tem como objetivo compartilhar o amor da família pela tradição. É possível escolher o porongo/cuia e personalizar como deseja. O local fica na Solitária Alta e a visitação é agendada. Mais informações pelo Instagram @sitio_das_cuias.

Horto Alecrim

Legado de um entusiasta de plantas e chás, o Horto Alecrim foi criado por Telmo Silva, o Tio Telmo, e está localizado no Centro de Igrejinha. Oferece uma visita didática sobre plantas medicinais, relógio do corpo humano e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s). São 118 espécies catalogadas e está aberto para grupos de até 15 pessoas mediante agendamento.

Produtos do Interior Ritter

Um armazém de produtos coloniais que faz o visitante ter a sensação de estar vivendo algumas décadas atrás. O carro-chefe são as delícias produzidas pela família Ritter, além da produção de outras famílias vizinhas, fomentando a agricultura familiar. Aberto de quintas a domingos, oferece uma verdadeira e muito saborosa viagem no tempo. O espaço também recebe para cafés e eventos, além de promover periodicamente cafés coloniais – os quais também podem ser realizados através de reservas para grupos. Mais informações pelo Instagram @produtosdointerior_ritter.

Paradouro Sabor da Roça

Localizado na entrada da Serra Grande, às margens da rua de acesso, é uma opção perfeita para saborear as delícias do interior ainda pertinho da cidade. Ambiente familiar com decoração rústica, é rodeado de natureza. Os pratos típicos são a grande pedida do local. O atendimento é de sexta a domingo e uma das dicas é o bolinho de batata acompanhado de um chopp artesanal. É possível fazer reserva para grupos para cafés, almoços e jantares que serão servidos com aquela comidinha caseira que tem gosto de casa de vó. Mais informações pelo Instagram @paradourosabordaroca.

Outros locais que fazem parte do Caminhos do Rural Saudável

  • Sítio Nós na Terra: Cabana para hospedagem, tinturaria natural e estamparia botânica, aulas de costura e Amuleto de Pano/Linha Noivas. Instagram @sitionosnaterra
  • Sítio Grisa: Colhe e pague de frutas da estação, pesque e pague, espaço para eventos, aluguel de casa por temporada e refeições por agendamento. Instagram @sitiogrisa
  • Sítio do Vô: Cabanas para aluguel, com piscina, quadra de vôlei, lago ornamental, horta e pomar, trilhas em meio a natureza e galpão para eventos. Instagram @sitiodovo
  • Sítio da Fonte: Pesque e pague, espaço para pequenas confraternizações e caminhada na mata.

Um local que não integra o roteiro, mas fez parte do passeio realizado foi o Monte da Fé. Após a cruz, que é uma referência na região, ter sido derrubada em uma forte tempestade, passou por uma obra de reconstrução. Em fase final de obras no entorno, o local deve ser reaberto oficialmente ao público ainda em 2023. Outro local que o grupo deu aquela paradinha foi a Cascatinha da Solitária, localizada na Solitária Alta. Com entrada gratuita, é espaço que atrai visitantes da região principalmente no verão. O lugar também é ponto de parada para grupos de caminhadas e de ciclismo.

Um comentário

Deixe um comentário