Cuidado, Cinderelas!

Têm sido motivo de matérias frequentes e de alertas insistentes, os inúmeros golpes que ocorrem diariamente, lesando centenas de pessoas das mais diferentes e inusitadas maneiras, especialmente pelo celular.

As vítimas, ingênua ou distraidamente, caem em todos os tipos de vigarice, algumas ardilosamente planejadas por criminosos espertos que fisgam sua presa e, por consequência, seu dinheiro, seu patrimônio e até o seu coração, no sentido amoroso, em falsos perfis e declarações forjadas em aplicativos de relacionamento.

Mulheres carentes, em sua maioria, em busca de companheiros e de um “amor romântico”, são arrebatadas por paixões fulminantes sem sequer conhecer o “par perfeito” pessoalmente e nem terem a mínima ideia de quem esteja do outro lado, verdadeiramente.

Bastam uma foto bonita, de qualidade duvidosa, roubada de algum perfil (famoso ou não), algumas palavras sedutoras e promessas de cunho duvidoso, mas tentadoras, e lá estão elas, “namorando” virtualmente, entre um Pix e outro destinado ao “príncipe encantado”.

Cito este golpe como alerta, em especial às mulheres, mas há centenas de outras falsas mensagens, links, sites e aplicativos criados para enganar idosos e pessoas de todos os sexos e idades, a qualquer momento.

Ninguém está livre de cair em alguma dessas ciladas, mas fique atento e preste muita atenção no que está recebendo, lendo ou clicando no celular, nas redes sociais ou e-mails. Os bancos e a imprensa estão em campanha para esclarecer diariamente a população. A polícia já prende golpistas em todo o país e, ainda assim, a cada dia surgem novos criminosos prestes a roubar seu dinheiro e sua vida, em alguns casos mais trágicos.

Conheço pessoas que dizem ter sido vítimas de golpes bem ridículos, mulheres apaixonadas por uma imagem fake ou por um mundo criado apenas na sua imaginação. Do outro lado, mensagens escritas, talvez, por robôs de Inteligência Artificial ou por alguém que sabe manipular muito bem as fragilidades e carências humanas, sem dó nem piedade.

Portanto, nunca é demais lembrar que cada notificação suspeita deve ser checada, bloqueada e denunciada. O crime não vacila e de Cinderela você pode passar rapidamente à Gata Borralheira, enquanto o “príncipe” já está bem longe, com os bolsos cheios de dinheiro, em busca de uma nova “paixão”.

Se o amor é cego, ainda há outras formas de comunicação para saber quem está ocupando seu tempo, invadindo seu coração e saqueando sua conta bancária. Cuidem-se!

Deixe um comentário