Rolante se prepara para realizar mais uma edição do Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale). O evento cultural acontecerá de 26 de junho a 02 de julho, na Sociedade Carlos Gomes de Rolante, com ingresso solidário de 1kg de alimento – somente para o espetáculo Radicci e Genoveva – A vida de casal nón é fácil, que encerra a programação, estão sendo comercializados ingressos antecipados no valor de R$ 20,00. Nesta edição, o palco receberá uma gama diversificada de peças e performances para encantar e cativar o público – e o júri, claro.
Criado em 1994, o evento se orgulha de ser mais antigo festival do gênero realizado de forma ininterrupta. No início era um festival amador, mas atualmente acontece a nível profissional e sua visibilidade é nacional. Mesmo durante a pandemia, ainda que em versão online (em 2020) e com as chamadas produções pandêmicas (em 2021), o Festivale nunca deixou de ser realizado. Em 2023, em sua 30ª edição, o Festivale teve 46 espetáculos inscritos, sendo 33 na categoria adulta e 13 na categoria infantil, vindos de seis estados diferentes do país. As apresentações no Festival se dividem entre a mostra competitiva e espetáculos convidados.
Para a diretora de Cultura de Rolante, Joyce Reis, esta é uma edição comemorativa que muito orgulha os envolvidos no teatro e aos rolantenses. “Completar 30 anos é motivo de alegria e orgulho para nossa comunidade, observar a evolução do festival ao longo desses anos, passando de um festival amador a nível regional para um festival profissional a nível nacional. As peças selecionadas buscam agradar aos diversos públicos, abordando diferentes temas, aproveitamos o potencial das artes cênicas para promover a reflexão sobre temas como relacionamento humano, sociedade, meio ambiente. Além disso, as peças prometem alegrar e emocionar a plateia. Vale a pena conferir”, convida.
Os avaliadores
A mostra competitiva terá como avaliadores:
- Dionatan Rosa é Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em direção teatral pela UFSM, Mestre em Teatro pela UDESC, doutorando em Artes Cênicas na UFRGS. É professor substituto nos cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro. Diretor convidado do Grupo Tá Rolando Arte de Rolante.
- Luciane Olendzki é atriz, palhaça e professora de teatro com mais de 20 anos de atuação. Doutora em Artes da Cena (Unicamp), pesquisa sobre a poética da palhaçaria na cena contemporânea. Já participou como atriz dos grupos de teatro Babamás, Usina do Trabalho do Ator e elenco em diversos teatros de Porto Alegre. Como palhaça, atuou e dirigiu vários espetáculos.
- Plínio Mosca é diretor e professor de teatro, Tecnólogo em Produção Cênica pela Faculdade Monteiro de Porto Alegre e Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela La Salle. Faz parte do Colegiado Setorial de Teatro do RS e do Conselho Estadual de Cultura do RS. É Cavalheiro da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa.
[…] um festival amador, atualmente acontece a nível profissional e tem visibilidade é nacional. (saiba mais sobre esta edição comemorativa aqui). A abertura do evento acontecerá nesta segunda-feira (26), às 19h30, com presença de […]
CurtirCurtir