Assembleia Geral define novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Taquara

Foi realizada na última terça-feira (20) a Assembleia Geral que definiu a eleição dos novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Taquara. Realizado na Faccat, o encontro definiu os novos membros da sociedade civil que estarão presentes no próximo mandato, que será de dois anos. O CMPC é responsável por fiscalizar as políticas públicas para a cultura no Município, e também propõe melhorias para o setor.

O conselho é composto por dez membros titulares e outros dez membros suplentes. Entre os titulares, cinco deles são da Administração Municipal, e os demais são representantes da sociedade civil. “Ficamos muito felizes em ver uma ampla participação do CMPC em nosso Município, que está engajado em contribuir para o crescimento das atividades culturais de Taquara. Parabenizo os novos membros eleitos, e esperamos que juntos consigamos propor grandes ideias”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Como foi a Assembleia Geral

Durante o encontro, a atual presidente do CMPC, Fabiane Luiz Oliveira, apresentou os resultados obtidos pelo grupo desde 2021. O trabalho consistiu na implementação do Plano Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, finalizando o processo para a consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com o diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho, o desafio do grupo eleito é fortalecer esse sistema. Ele explica que, por ser um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo, o conselho representa a sociedade taquarense para sugerir, executar e acompanhar as ações relacionadas a cultura. “O objetivo é que, nos próximos anos, nós consigamos estabelecer políticas públicas perenes, que ajudem a formar o público e a formalizar os fazedores de cultura. O CMPC estará lá para nos ajudar nessa tarefa”, completa.

Áreas de atuação

Os membros da sociedade civil eleitos para o Conselho Municipal de Política Cultural são representantes de cinco diferentes áreas de Taquara: artes cênicas; patrimônio, memória e museus; folclore, cultura popular e tradição; diversidade linguística e literatura; e música. Estes membros representam entidades ligadas aos segmentos culturais ao qual estarão fazendo parte no CMPC. Os integrantes da Administração Municipal que integrarão o conselho serão nomeados nos próximos dias pela prefeita Sirlei Silveira, através de um decreto municipal. Em agosto, haverá a primeira reunião ordinária do grupo, em que haverá a eleição para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário.

Veja quem são os representantes eleitos para o CMPC

  • Artes cênicas
    Titular: Fabiane Luiz Oliveira (Sesc)
    Suplente: Jorge Antônio Borges da Silva (Áquila Filmes)
  • Patrimônio, memória e museus
    Titular: Andrea Rahmeier (Faccat)
    Suplente: Michele Biason (Solar Pina)
  • Folclore, cultura popular e tradição
    Titular: Airton Schirmer (ONG Vida Breve)
    Suplente: Keli Madelon Figueredo (Associação Mãos que Criam)
  • Diversidade linguística e literatura
    Titular: Taína Lauck (Tai Editora)
    Suplente: Vanessa Sanches (Instituto Gaúcho Pró-Cidadania)
  • Música
    Titular: Roberta Navillat Ribeiro (Banda Staut)
    Suplente: Régis Moewius (Batuca na Bituca, Mocidade Independente do Jardim do Prado e outros projetos musicais)

Deixe um comentário