Uma das mais tradicionais manifestações culturais da região estará em destaque em Igrejinha no próximo sábado a noite. O 29º Festival de Coros, que terá entrada gratuita, acontece no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, a partir das 19 horas. A organização é do Coral Municipal de Igrejinha, regido pelo maestro Mauro Harff, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha.
Além do coral anfitrião, ocorrerá a apresentação dos corais Julio Kunz, Feevale, Madrigal Presto, União, Municipal de Brochier e Herval. A noite contará ainda com a presença e apresentação do cantor tradicionalista Wilson Paim.

O maestro Mauro Harff destaca a importância da realização do Festival de Coros. “É algo que reacende a cultura que foi trazida da Europa através dos imigrantes alemães. Os primeiros grupos que aqui se reuniram era para cantar, pois todo mundo sabia cantar. Eles combinavam um dia pra se reunir e fazer a cantoria em comunidade. E isso veio a originar as sociedades de canto que hoje ainda estão espalhadas por aí, como aqui em Igrejinha que temos a Suci, que é a Sociedade União de Cantores de Igrejinha”, conta.
O maestro destaca que o evento contará com seis corais de vozes mistas com quatro naipes (soprano, tenor, contralto e baixo), nessa formação arquitetônica musical. Cada um deles leva para o espetáculo a sua identidade e seu repertório peculiar, garantindo assim um evento cheio de diversidade. Mauro adianta ainda que o encerramento será feito pelo Coral Municipal de Igrejinha que cantará a música “Ainda existe um lugar“, juntamente com Wilson Paim, canção para a qual foi criado um arranjo e uma configuração especial e que antecipa um vídeo em conjunto que será lançado posteriormente.