O músico taquarense Alex Barbosa será um dos cantores convidados do espetáculo “I Pagliacci”, da Companhia de ópera do RS em parceria com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), que acontece no Theatro São Pedro, em Porto Alegre neste final de semana. O cantor participará de uma apresentação de pré-estreia da peça, que acontece na sexta-feira (16), em que o Coro Municipal foi convidado pela direção da Ospa a acompanhar.
Alex, que é maestro do Coro Municipal Newton Macedo, de Taquara, foi selecionado numa audição com vários cantores do Estado para o segundo elenco. “Esta é minha segunda experiência no palco de ópera. Já cantei numa montagem da ópera Gianni Schicci de Putini, em março. Estou muito feliz, pois temos poucas oportunidades para cantores líricos no RS e, cantar no teatro São Pedro com a OSPA, é o sonho de todo artista gaúcho. A CORS tem o objetivo de levar esse gênero musical para o público gaúcho de forma acessível, desmistificando que ópera é para um público elitizado”, conta o artista.

I Paggliacci – Os Palhaços, em português – conta a história de uma trupe circense de teatro popular que chega numa cidade do interior do RS. A trama traz o caso de um triângulo amoroso entre os membros da trupe e mais um cidadão local que desejam a personagem feminina Nedda, num caso envolvendo abuso, violência e feminicidio. A ópera é do século 19, mas ambientada nos dias de hoje. O figurino é assinado pelo Grupo Tholl, de Pelotas, que também participa cenicamente da montagem.
As demais apresentações da peça serão neste sábado (17) e domingo (18), além de uma reapresentação na próxima terça-feira (20). Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 120, e podem ser adquiridos no site do Theatro São Pedro.