A cultura do Vale do Paranhana esteve representada no 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 05 e 07 de junho, no município de Restinga Sêca. Organizado pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/RS), órgão vinculado à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), aconteceu paralelamente ao 41º Congresso de Município do RS, reunindo gestores culturais dos municípios de todas as regiões do Estado. Os gestores de cultura Carine Setti (Três Coroas), Juliano Müller (Igrejinha), Lucas Fernandes (Parobé), Rafael Tourinho (Taquara), Joyce Reis (Rolante) e Maria Emília Benetti (Riozinho).
Carine registra que as pautas foram muito pertinentes e trouxeram o olhar para os municípios e o todo. “Foram dias de muita troca, de conhecer novos dirigentes de cultura de outros municípios, entender como funciona em cada lugar”. A relevância é endossada por Rafael, que assumiu a pasta em Taquara há cinco meses. “Foi muito importante para eu me inserir melhor neste meio no contexto estadual. É muito bom para trocar ideias e impressões com colegas de outras regiões e perceber que os dilemas, demandas e desafios são parecidos. Preciso destacar que os seis municípios participaram e foi importante para a gente se fortalecer como região e pensar em ações conjuntas dos municípios do Vale do Paranhana”, projeta.
Na pauta do evento, estiveram assuntos como a reestruturação do Ministério da Cultura e a sua relação com os municípios; a pauta sobre ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e direitos autorais, eventos públicos e as prefeituras; fala sobre a cultura e a economia e sua importância no PIB; e o lançamento do Dia do Patrimônio, junto com a Secretaria da Cultura do RS. Entre os destaques, o grupo pontua a amplitude que é uma pasta de cultura em um município, para o Estado e o País, sendo que ela atende a muito mais do que eventos, mas como fomento à uma indústria criativa que movimenta mais de 3% do PIB nacional, o fomento aos artistas e fazedores de cultura.
Ao fim do evento, foi redigida a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, documento onde estão registradas as demandas mais relevantes para o setor, a fim de qualificar a gestão das políticas culturais nos municípios, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais aos cidadãos.
*Na foto de capa, os dirigentes culturais da região posam com a secretária de Cultura do RS, Beatriz Araujo.