De quinta a domingo, Igrejinha Mix celebra o aniversário e fomenta a força econômica do município

Começa nesta quinta-feira (08) a 7ª edição do Igrejinha Mix. Considerada a Multifeira da Cidade, o evento de propõe a comemorar o aniversário do município e a potencializar o desenvolvimento econômico local. Isso porque estarão disponíveis, em formato de feiras, as principais frentes econômicas do município, reunidas em um mesmo local e disponíveis para serem conhecidas pelos igrejinhenses e visitantes. O evento, que tem entrada gratuita e ampla programação, segue até domingo (11), no Parque de Eventos Almiro Grings.

Um dos momentos mais aguardados da programação é o corte e distribuição do bolo de aniversário de 59 metros – um para cada ano do município. A atividade acontece a partir das 15h30 no domingo (11). Confira a programação completa aqui.

Celebração do “made in Igrejinha

Estarão acontecendo Feira do Comércio, organizada pela CDL de Igrejinha e Três Coroas, com produtos e serviços com valores e condições especiais; Feira de Móveis, organizada pela Associação dos Moveleiros de Igrejinha (AMI), que expõe a movelaria sob medida produzida na cidade em 15 estandes e recebe ainda empresas visitantes de outros segmentos relacionados que estão junto expondo; Feira de Artesanato, Feira de Animais com mais de 100 animais entre ovinos, suínos, equinos, bovinos, coelhos e inclusive um casal de alpacas (não haverá aves por recomendação da Secretaria de Agricultura do RS que não permite a aglomeração destes animais no momento por questões sanitárias de saúde);  Feira de Agricultura Familiar, organizada pela Emater e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar  de Igrejinha, que tem o objetivo de valorizar os produtores locais e oferecer para os visitantes alimentos frescos produzidos na cidade.

Uma das atrações que tem destaque é a 5ª Expo-Igrejinha de Cavalos Crioulos, que neste ano, tem o seu espaço em local mais central no Parque, mais visível ao público. Além da exposição morfológica terá provas e premiação das fêmeas e machos destaque.

Conforme o coordenador de Cultura de Igrejinha, Maxwel de Matos, a multifeira foi acolhida pelas entidades parceiras, expositores e pela comunidade e a cada ano se busca oferecer o melhor aos expositores e visitantes.  “O evento é pensado para mostrar as potencialidades da economia igrejinhense na sua mais ampla diversidade, além da valorização da cultura e do turismo. Pensamos a logística e organização dos espaços para que o público entenda a que se refere cada setor e consiga encontrar o que deseja ou ver tudo o que tem disponível. Quem vier ao IgrejinhaMix pode conhecer e levar para casa o produto ‘made in Igrejinha’, feito aqui, e isso muito nos orgulha”, registra.

Espaço para a religiosidade

Igrejinha, fazendo jus ao seu nome, é uma cidade onde a fé é muito presente. Neste ano, a programação do evento conta com dois momentos de celebração religiosa. Na quinta (08), às 9h30, abrindo a programação do Igrejinha Mix acontece a Missa de Corpus Christi, juntamente com a exposição dos tapetes alusivos a data que ficarão durante todo o dia. Já na sexta-feira (09), a partir das 18 horas, acontece a tradicional Noite Gospel. Neste ano, o show será com Andrisa Rosson.

Palco Cultural

É claro que não poderiam faltar atrações culturais para encantar o público. A programação foi pensada para contemplar crianças e adultos de todas as idades e valoriza diferentes manifestações culturais. Entre as apresentações estão shows infantis, Momento Oktoberfest com escolha da Seniorin e baile com a Banda 10, apresentações de grupos de danças que vão do tradicionalismo ao contemporâneo, show de cães e gatos adestrados, show com Isaac Jacobs da Fábrica de Gaiteiros, entre outros. No domingo, o encerramento será com o humorista Cris Pereira e o Stand Up Bagual do Gaudêncio. Durante o sábado e o domingo, as bandinhas típicas Macega Show e Real Madri estarão levando animação aos visitantes.

O Acervai Pub também garantirá apresentações musicais na quinta-feira, com Jana Eberthe, e no sábado, com Felipe e Maxwell.

Importância das parcerias

Um evento deste porte não poderia ser realizado sem que as entidades de classe se envolvessem e coordenassem a realização de cada uma das feiras. “O sucesso do evento se dá pelo envolvimento das entidades que fazem acontecer cada parte do todo. Elas cobram o poder público, são as principais frentes divulgadoras e se envolvem para que tudo aconteça. Por isso aqui conseguimos ter toda a representatividade do nosso potencial econômico, do comércio à agricultura. Os espaços são disponibilizados de forma gratuita aos expositores, reafirmando o compromisso da administração municipal em fortalecer e valorizar a nossa força econômica, usando o dinheiro público com responsabilidade, investindo e retornando para a nossa comunidade e valorizando o nosso produto”, registra Maxwel.

Gastronomia e chopp artesanal

A alimentação no parque está garantida aos visitantes e ainda ajudará entidades do município, como clubes de serviço e escolas. Através de um edital, foram sorteados os espaços de alimentação, permitindo que o evento ainda gere um incremento financeiro – assim como também acontece na Oktoberfest de Igrejinha. Será possível saborear:

  • Crepe, maçã do amor, pipoca, morango com chocolate e algodão doce (Escola João Alfredo Grings)
  • Mini-pizza e batata frita (Escola João Darcy Rheinheimer)
  • Crepe, algodão doce, pipoca e maçã do amor (Escola Moinho)
  • Entrevero no pão de xis, pastel de feira e batata chips (Escola Vila Nova)
  • Cachorro-quente, sanduíche, bala, chocolate, doces e café (Associação dos Colecionadores)
  • Pancho (CTG Os Tauras da Colina)
  • Bolo, café, salgadinho, chá e quentão (Grupo Escoteiros)
  • Prato típico, cuca e bolinho de batata (Sindicato dos trabalhadores agricultores familiares)
  • Pizza em cone (APAE)
  • Cachorro-quente (Lions Clube Igrejinha)

Em novo local – logo ao lado da praça de alimentação – estará o Acervai Pub, que é o restaurante do evento, onde será possível degustar pratos típicos e cerveja artesanal.

Buscando fortalecer outra área que vem crescendo e se destacando – a cervejeira -, este ano o Igrejinha Mix não tem uma cervejaria oficial. Em todo o parque, estarão sendo vendidas cervejas artesanais produzidas em Igrejinha, através da Associação dos Cervejeiros de Igrejinha (Acervai). Além disso, a Associação Feminina de Apoio ao Hospital Bom Pastor (AFAH) estará comercializando também as bebidas não alcoólicas.  

Além da programação oficial

O coordenador adianta ainda que, além da programação oficial do evento, haverá outras atividades que serão realizadas pelos patrocinadores do evento. Haverá muitos materiais tecnológicos, plataforma 360 para fotos e vídeos, espaços instagramáveis e muitos brindes que serão sorteados e entregues.

Deixe um comentário